Relação do autoconceito, da autoeficácia e da qualidade de vida com o desempenho acadêmico em estudantes universitários na cidade de Rio Branco - Acre
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
Barros, Jaqueline dos Santos Valente, 1970-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Com o aumento de políticas de inclusão social e de ações afirmativas para o Ensino Superior percebe-se, também, um crescimento do número dessas instituições, da variedade de cursos e, consequentemente, um acréscimo e maior heterogeneidade no número de estudantes com acesso à universidade. Entretanto, com a extensão dessa demanda surgiram manifestações de insatisfação e insucesso culminando com o abandono escolar. Neste sentido, é importante a discussão sobre o desempenho escolar e outros aspectos que tenham relação com essa temática. Para tanto, faz-se necessário observar outros sujeitos e fatores, que estão dentro e fora da escola, que exercem influência nos desfechos da educação. Esta pesquisa teve o objetivo de verificar a relação do autoconceito (AC), da autoeficácia (AE) e da qualidade de vida (QV) com desempenho acadêmico (DA), entre estudantes universitários na cidade de Rio Branco - Acre. Método: a pesquisa foi descritiva, correlacional com delineamento transversal, a amostra compôs-se de 862 estudantes universitários ingressantes e concludentes na faixa etária de 18 a 40 anos. Para avaliar o autoconceito, utilizou-se o Questionário para o Autoconceito - AF5, a autoeficácia foi verificada por meio da escala de autoeficácia geral e percebida - EAGP e a qualidade de vida através do WHOQOL-bref. Para o Desempenho acadêmico utilizou-se o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA). Os dados foram tabulados e analisados por meio do software SPSS versão 20. A descrição das variáveis quantitativas foi realizada através de média e desvio padrão e intervalo de confiança (IC 95%). A normalidade dos dados foi verificada através do teste Shapiro-Wilk. As variáveis contínuas foram descritas por meio de análise de tendência central (média ou mediana) e dispersão (desvio padrão ou amplitude interquartílica). Já as variáveis categóricas foram apresentadas em frequência absoluta e relativa (percentual). Para comparação das variáveis contínuas que apresentaram distribuição normal entre universitários ingressantes e concluintes, utilizou-se o Teste T para grupos independentes; para as variáveis não paramétricas, a comparação das medianas foi realizada por meio do teste U de Mann-Whitney. Para verificação de relação entre as variáveis, utilizou-se o Teste de Correlação de Pearson ou Spearman. A análise de associação das variáveis independentes Autoconceito, Autoeficácia e Qualidade de Vida com o Desempenho Acadêmico dos estudantes foi testada por meio da Regressão Linear Múltipla; o modelo explicativo foi controlado por idade, sexo e nível socioeconômico. Os resultados apontaram que o desempenho acadêmico dos ingressantes teve impacto no autoconceito geral e na dimensão social e emocional e, ainda, não foi possível identificar correlações com a AE e a QV, no entanto, a partir das análises de regressão foi possível identificar que o DA explicava em 5% o AC, AE e QV. Para o grupo de estudantes concluintes, o desempenho acadêmico se correlacionou com autoconceito geral e na dimensão social, também foram observadas correlações com as dimensões psicológicas e social da qualidade de vida; já nos resultados referentes à autoeficácia não se encontrou correlação com o DA. Após as análises de regressão linear, constatou-se que o desempenho acadêmico explicou quase a metade dos níveis de autoconceito social. Conclui-se que o desempenho acadêmico dos estudantes universitários da UFAC, está relacionado à percepção positiva do autoconceito, da autoeficácia e à qualidade de vida, principalmente em discentes concluintes. Abstract: With increasing policies of social inclusion and affirmative action for higher degree, it has also been noticed an increase of the number of institutions, variety of major degrees and, consequently, a rise of number and heterogeneity of students with access to university. However, with this higher demand, demonstrations of dissatisfaction and failures also rose, culminating with dropouts. In this regard, the discussion on school performance and other relatable aspects to this thematic is especially important. As such, it is necessary to observe other subjects and factors, inside as well as outside school, that exert influence in education outcomes. This paper's objective is to verify the relationship of self-concept (SC), self-efficacy (SE) and quality of life (QL) with academic performance (AP) among higher degree students in the city of Rio Branco - Acre. Methods: the research is descriptive, correlational with cross-sectional design; the sample is comprised of 862 university students, newcomers and graduates, between 18 and 40 years old. To evaluate self-concept the Five-Factor Self-Concept Questionnaire - AF5 is utilized; selfefficacy is verified by the General Perceived Self-Efficacy Scale - EAGP; and quality of life through the WHOQOL-bref. For academic performance, the Academic Performance Coefficient (CRA) is used. Data is charted and then analyzed by SPSS v.20 software. The description of quantitative variables is made by measuring mean, standard deviation and confidence interval (CI 95%). Data normality is verified by the Shapiro-Wilk test. Continuous variables are described by central tendency analysis (mean or median) and dispersion (standard deviation or interquartile range - IQR). Categorical variables are presented in absolute and relative frequency (percentage). To compare continuous variables presenting normal distribution between newcomers and graduating university students, the T-test is used for independent groups; for nonparametric variables, the median comparison is made through the Mann-Whitney U test. To verify correlation between variables, Spearman's rank correlation coefficient is used. Analysis of association between the independent variables of Self-concept, Self-efficacy and Quality of Life with the students' Academic Performance is tested by Multiple Linear Regression; the explanatory model is controlled by age, sex and socioeconomic level. Results point to newcomers' academic performance having an impact in general self-concept and in social and emotional dimension, and yet, it is not possible to identify correlation with SE and QL, however, by regression analysis it is possible to identify that AP explained in 5% SC, SE and QL. For the graduating student's group, academic performance correlates with general self-concept and social dimension, there are also observable correlations with psychological and social dimension of quality of life; however, in results referring to self-efficacy no correlation with AP is found. After the linear regression analyzes, it was found that academic performance explained almost half of the levels of social self-concept. It is concluded that the Academic Performance of UFAC university students, is related to the positive perception of self-concept, self-efficacy and quality of life, mainly in concluding students.
Collections
- Teses [374]