Comportamento do consumidor no processo de compra online no período pré e durante pandemia do COVID-19
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Data
2021Autor
Guiotto, Andressa Stephanie, 1999-
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Resumo : O comportamento do consumidor busca compreender as motivações e influências que levam um indivíduo a adquirir algum produto. Com o avanço das tecnologias da informação e comunicação, a internet vem fazendo cada vez mais parte da vida das pessoas e mudou a maneira como consomem. A Internet alterou o comportamento dos indivíduos, especialmente quando se trata de usar recursos para compras online. Sem sair de casa e com poucos cliques, é possível pesquisar, comparar, reservar e comprar, a partir disso as empresas de turismo precisaram se adaptar ao mundo online e fornecer de maneira fácil e acessível ao consumidor a aquisição de seus produtos e serviços. O presente trabalho tem como objetivo elaborar um relatório de pesquisa de consultoria sobre o comportamento do consumidor em compras online de turismo em momentos pré e durante a pandemia. Para dar início a discussão, o referencial teórico abordou os assuntos: turismo e transformação digital, comportamento do consumidor e processo de compra online. A metodologia foi exploratória e de abordagem qualitativa. Para entender e descrever os principais conceitos e discussões abordado pelos autores foi utilizada a pesquisa bibliográfica. A segunda parte da pesquisa foi composta por um questionário online, sendo o público-alvo, pessoas que já realizaram compra de produtos turísticos online. Os resultados revelam que os consumidores preferem consultar site agregadores para pesquisar sobre seu próximo destino, o serviço que mais adquirem é reserva de hospedagem e que o mais importante em uma plataforma é a clareza nos valores e na descrição dos produtos. A pandemia do Covid-19 alterou os hábitos de consumo, foi possível identificar que muitas pessoas fizeram sua primeira compra online durante a pandemia e que muitas ainda não têm coragem de comprar viagens. Abstract : Consumer behavior seeks to understand the motivations and influences that lead na individual to purchase a product. With the advance of information and communication technologies, the internet has been increasingly part of people's lives and has changed the way they consume. They are changing the behavior of individuals, especially when it comes to using resources for online shopping. Without leaving home and with a few clicks, it is possible to search, compare, book, and buy. As a result, tourism companies needed to adapt to the online world and provide an easy and accessible way for the consumer to purchase their products and services. This paper aims to elaborate a consulting research report on consumer behavior in online tourism purchases before and during the pandemic. The theoretical framework approached the subjects: tourism and technology, consumer behavior, and online purchasing process to start the discussion. The methodology was exploratory and qualitative in approach. Bibliographical research was used to understand and describe the main concepts and discussions addressed by the authors. The second part of the research was composed of an online questionnaire, and the target audience was people who had already purchased tourism products online. The results reveal that consumers prefer to consult aggregator sites to research their next destination. The service they are buying the most is reserving accommodation. The essential thing in a platform is clarity in the values and description of the products. The covid-19 pandemic has changed consumer habits, and it was possible to identify that many people made their first online purchase during the pandemic and that many still do not dare to buy trips yet.
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- Turismo [235]