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    Turismo LGBTQ+ : projeto de aplicativo para o segmento na cidade de Curitiba/PR

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    RAFAEL VARELLA.pdf (2.218Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Varella, Rafael, 1995-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente trabalho refere-se a um panorama dos produtos turísticos voltados ao público LGBTQ+, bem como a descrição do perfil geral deste universo. Tendo como objetivo geral desenvolver um aplicativo mobile composto por produtos turísticos voltados ao público LGBTQ+ em Curitiba, a metodologia da pesquisa possui abordagem qualitativa de caráter exploratório, pautada em análise bibliográfica de obras e estudos anteriores acerca do Turismo LGBTQ+, além de análise documental por meio de relatórios e dados de pesquisa de órgãos como a Organização Mundial do Turismo, Associação Internacional de Viagens LGBTQ+ (IGLTA), Associação Internacional de Gays e Lésbicas, entre outras. Ademais, com o intuito de se compreender a relação do público com produtos turísticos ligados ao universo LGBTQ+, bem como levantar a lista de estabelecimentos componentes do app, utilizou-se um survey estruturado como instrumento de pesquisa aplicado por meio de amostragem não-probabilística por conveniência devido às atuais restrições relacionadas à pandemia do novo Coronavírus. Os resultados obtidos na prática evidenciaram que aspectos relacionados à segurança e respeito são primordiais ao público LGBTQ+, corroborando com a teoria levantada. Além disso, a partir da análise dos resultados, conclui-se que o município de Curitiba possui potencial para se consolidar como um destino seguro e estruturado para o Turismo LGBTQ+ no Brasil.
     
    Abstract : This study refers to an overview of tourism products aimed at the LGBTQ+ public, as well as a description of the general profile of this universe. Having the development of a mobile application composed of tourism products aimed at the LGBTQ+ public in Curitiba as the general objective of this research, its methodology is based on an exploratory qualitative approach, based on bibliographical analysis of previous works and studies on LGBTQ+ tourism, in addition to documental analysis by means of reports and research data from entities such as the United Nations World Tourism Organization (UNWTO), International LGBTQ+ Travel Association (IGLTA), International Lesbian and Gay Association, among others. Furthermore, in order to understand the public's relationship with tourism products linked to the LGBTQ+ universe, as well as catalog the list of establishments comprising the app, a structured survey was used as a research instrument applied by means of non-probabilistic sampling for convenience due to the current restrictions related to the new Coronavirus pandemic. The results obtained in practice showed that aspects related to safety and respect are paramount to the LGBTQ+ public, corroborating the theory raised. In addition, from the analysis of the results, it is possible to conclude that the city of Curitiba has potential to consolidate itself as a safe and structured destination for LGBTQ+ tourism in Brazil.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/71686
    Collections
    • Turismo [236]

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