Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Jean Carlos, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Reinaldo Kovalski de, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-29T19:17:19Z
dc.date.available2021-07-29T19:17:19Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71545
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalvespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 17/03/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 140-149pt_BR
dc.description.abstractResumo: Discutimos os sentidos de funk no contexto escolar a partir de enunciados de estudantes do Ensino Médio, participantes de um projeto realizado durante as aulas de arte; denominado "Julieta do Futuro". O projeto é constituído por experimentações cênicas a partir de performances funk de artistas, entre eles, curitibanos. O estudo foi realizado em uma escola pública da região metropolitana de Curitiba e tem como mirante analítico os estudos de Bakhtin e o Círculo e os Estudos da Performance na Educação (Pedagogia crítico-performativa). Os resultados apontam para um revozeamento de sentidos para as performances funk na escola, apresentando reapropriações no/do/sobre o corpo funkeiro por meio de processos de escolarização que excluem e ressignificam práticas discursivo-performáticas, quando estas adentram a esfera escolar. O presente estudo também aponta para uma tentativa do ocultamento das vozes do funk realizada pela cultura da escola. Ainda, trata do seu não acolhimento como cultura popular, muitas vezes tratado como algo vil e perverso, que corromperia os corpos escolares. Ao colocarmos em diálogo: performance, funk e escola, foi possível identificar as múltiplas temáticas abordadas e problematizadas na experimentação. Questões como sexualidade, pobreza, desigualdade, machismo, sexismo, família, drogadição e identidade, foram relidas, perpassadas e questionadas a partir das vivências cênicas e performáticas realizadas pelos participantes da pesquisa. Palavras-Chaves: Funk. Escola. Performance. Discurso.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: We discussed Brazilian funk in the school context taken out of precepts of high school students, who took part in a project held during art classes called "Julieta do Futuro" (Juliet of the Future). The project consists of scenic experiments from artists performing the Brazilian funk, in which amongst them were artists born in Curitiba. The study was conducted in a public school in the metropolitan region of Curitiba, and its analytical lookout is based on the study of the Bakhtin Circle and the Performing Arts in Education (Critical performative pedagogy). The results point out to a revival of the senses for funk performances in schools, presenting re-appropriations in/of/about the body of funk artists through schooling processes that exclude and re-signify discursive-performative practices in the school sphere. The following study also points to an attempt by the school's culture to silence the voices of Brazilian funk. Besides, it deals with its nonreception as popular culture, often treated as something vile and perverse that corrupts school bodies. By putting in dialogue performance, funk, and school, it was possible to identify multiple themes addressed and problematized in this experiment. Topics such as sexuality, poverty, inequality, chauvinism, sexism, family, drug addiction, and identity, were derived from the scenic and performative experiences of the participants of this research. Key-words: Funk. School. Performance. Speech.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (156 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducaçao e culturapt_BR
dc.subjectFunk (Música)pt_BR
dc.subjectTeatro na educaçãopt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleFunk e escola : performance, teatralidade e discursopt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples