Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFreitas-Martins, Mateus Santos de, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherDias, Barbara Galleli, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-27T17:17:50Z
dc.date.available2021-07-27T17:17:50Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71490
dc.descriptionOrientador(a): Profa. Dra. Bárbara Galleli Diaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de CIências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 26/02/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 127-137pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nas últimas duas décadas, o debate sobre educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) nos cursos de graduação em Administração tem sido recorrente em muitos fóruns ao redor do mundo. Apesar da vasta aplicação da teoria institucional sobre estudos de desenvolvimento sustentável, ainda há uma ausência de tal teoria sobre a compreensão da EDS. Para preencher esta lacuna, este estudo visa a entender como as pressões institucionais ocorrem no contexto das práticas de EDS nos cursos de graduação em Administração. Os objetivos específicos são: (i) analisar as práticas de EDS adotadas pelos cursos de Administração nas IES estudadas e (ii) identificar as pressões institucionais coercitivas, miméticas e normativas relacionadas a adoção de práticas de EDS nos cursos de Administração nas IES estudadas. Para isso, foi realizada uma pesquisa básica qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com dez docentes de diferentes instituições de ensino superior, no Brasil. Além disso, realizou-se uma análise documental, considerando o programa de estudos e os documentos institucionais, tanto sobre os temas quanto as ementas dos cursos. Após esse procedimento, realizou-se uma análise por meio de triangulação, apoiada pelo software de análise de dados qualitativos Atlas.ti. Os principais achados estão pautados na baixa incidência de pressões coercitivas, na influência moderada de pressões miméticas e uma forte ocorrência das pressões normativas nas práticas de EDS. Este estudo contribui para a teoria, fornecendo uma estrutura de análise e novas questões de pesquisa sobre o campo do conhecimento da EDS. Quanto às implicações práticas, considera-se que as evidências podem ajudar professores e gestores dos cursos de Administração a entender melhor, lidar e tirar proveito das pressões que influenciam o campo institucional. O estudo também aborda as implicações sociais relevantes para a agenda 2030, especialmente no que diz respeito ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - educação de qualidade. Palavras-chave: Educação para o Desenvolvimento sustentável. Pressões institucionais. Instituições de Ensino Superior. Teoria Institucional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the last two decades, the debate about education for sustainable development (ESD) in undergraduate business courses has been recurrent in many forums around the world. Despite the wide institutional theory application on sustainable development studies, there is still an absence of such theory on understanding ESD. To fill this gap, this study aims to understand how institutional pressures occur in the context of ESD practices in undergraduate business courses. The specific objectives are: (i) analyze the ESD practices adopted by the business courses in the studied HEIs and (ii) identify the coercive, mimetic, and normative institutional pressures related to the ESD practices adoption in the higher education institutions (HEIs) business courses studied. To this end, basic qualitative research was conducted through semi-structured interviews with ten faculty members from different HEIs, in Brazil. In addition, a documental analysis was carried out, considering the program of studies and institutional documents, both about the themes and the course programs. After this procedure, a triangulation analysis was performed, supported by the Atlas.ti qualitative data analysis software. The main findings are based on the low incidence of coercive pressures, the moderate influence of mimetic pressures, and a strong occurrence of normative pressures in ESD practices. This study contributes to theory by providing a framework for analysis and new research questions about the ESD knowledge field. As for the practical implications, it is considered that the evidence can help professors and managers of business courses to better understand, deal with and take advantage of the pressures influencing the institutional field. The study also addresses the social implications relevant to the 2030 agenda, especially with regard to Sustainable Development Goal (SDG) 4 - quality education. Keywords: Education For Sustainable Development. Institutional Pressures. Higher Education Institutions. Institutional Theory.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (148 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titlePressões institucionais na educação para o desenvolvimento sustentável em cursos de administraçãopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples