Show simple item record

dc.contributor.advisorFerreira, Jacques de Limapt_BR
dc.contributor.authorLiechocki, Brígida Karina, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-30T13:01:02Z
dc.date.available2021-07-30T13:01:02Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71456
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jacques de Lima Ferreirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/02/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 139-150pt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação investigou a Educação Híbrida nos processos formativos de professores no contexto da formação docente no Brasil a partir da seguinte indagação: Quais as contribuições e implicações da Educação Híbrida na formação de professores? Na busca por respostas para o problema de pesquisa que norteia esta dissertação, apresenta como objetivo geral da investigação: analisar as contribuições e implicações da Educação Híbrida na formação de professores presentes nas pesquisas acadêmicas brasileiras a partir de dois estudos de revisão sendo uma pesquisa do tipo Estado da Arte, realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), e uma Revisão Sistemática, realizada em diferentes Bases de Dados Científicas no Portal de Periódicos da CAPES. Os objetivos específicos delinearam o percurso transcorrido por meio da descrição sobre a Educação Híbrida e Formação de Professores; do mapeamento de pesquisas acadêmicas que tratam da Educação Híbrida na Formação de Professores; da identificação das contribuições e implicações nos resultados das pesquisas acadêmicas brasileiras que enfatizam a temática; e da elaboração de uma proposta descritiva de formação continuada híbrida para professores. Alicerçada nos pressupostos da investigação de abordagem qualitativa a metodologia da pesquisa desenvolve-se a partir de dois estudos de revisão, uma pesquisa do tipo Estado da Arte e uma Revisão Sistemática, pautados nas proposições de Vosgerau e Romanowski (2014) e Schiavon (2015). O aporte teórico foi fundamentado a partir das postulações de Garcia (1999), Nóvoa (2012), Schön (2000), Imbernón (2009) e Gatti et al. (2019) para as reflexões acerca da formação docente e Horn e Staker (2015), Bacich, Neto e Trevisani (2015) e Moran (2015) nas discussões sobre a Educação Híbrida. A análise de dados estruturou-se na técnica de Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin (2016). Os resultados da pesquisa permitiram identificar enquanto contribuições da Educação Híbrida nos processos formativos de professores que: proporciona o desenvolvimento profissional docente, aproxima a relação teoria e prática/pesquisa e ensino, possibilita melhorias nos aspectos metodológicos em sala de aula e favorece condições para a construção do conhecimento coletivo. A necessidade de formação específica como base para a abordagem híbrida, pouca interação e a cultura docente de resistência às mudanças evidenciam as implicações da Educação Híbrida a serem consideradas nas propostas de formação de professores. Essa pesquisa apresenta pontos norteadores com base em evidências que podem contribuir nos processos de implementação da Educação Híbrida em diferentes contextos formativos de professores, valorizando o conhecimento docente e a reflexão sobre a prática pedagógica, propiciando a inovação por meio de uma cultura colaborativa na perspectiva das demandas atuais de acordo com as tendências educacionais emergentes. Palavras-chave: Educação híbrida. Formação de professores. Estudos de revisão. Estado da arte. Revisão sistemática.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research developed in this dissertation investigated Hybrid Education in teacher training processes in the context of teacher training in Brazil based on the following question: What are the contributions and implications of Hybrid Education in teacher training? In the search for answers to the research problem that guides this dissertation, it is presented the general objective of the investigation: to analyze the contributions and implications of Hybrid Education in the training of teachers as reported in Brazilian academic research. It relied on two review studies, a state-of-theart research, based on content from the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), and a Systematic Review, carried out in different Scientific Databases on CAPES Journals Portal. The specific objectives outlined the description of Hybrid Education and Teacher Training; mapping academic research that deals with Hybrid Education in Teacher Education; identifying contributions and implications for the results of Brazilian academic research that emphasize the theme; and elaborating a descriptive proposal of hybrid continuing education for teachers. Based on the assumptions of the research with a qualitative approach, the research methodology is developed from two review studies, a State of the Art type research and a Systematic Review, based on Vosgerau and Romanowski (2014) propositions, as well as Schiavon (2015). The theoretical contribution was based on the postulations of Garcia (1999), Nóvoa (2012), Schön (2000), Imbernón (2009) and Gatti et al. (2019) for reflections on teacher training, and Horn and Staker (2015), Bacich, Neto and Trevisani (2015) and Moran (2015) in the discussions on Hybrid Education. The data analysis was based on the Content Analysis (AC) technique proposed by Bardin (2016). The results of the research allowed to identify contributions of Hybrid Education in the training processes of teachers that: provides the professional development of teachers, approximates the relationship between theory and practice / research and teaching, enables improvements in methodological aspects in the classroom and favors conditions for the construction of collective knowledge. The need for specific training as a basis for the hybrid approach, little interaction and the teaching culture of resistance to changes highlights the implications of Hybrid Education to be considered in the teacher training proposals. This research presents guiding points based on evidence that can contribute to the implementation processes of Hybrid Education in different teacher training contexts, valuing teaching knowledge and reflection on pedagogical practice, providing innovation through a collaborative culture in the perspective of current demands in line with emerging educational trends. Keywords: Hybrid education. Teacher training. Review studies. State of the art. Systematic review.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (150 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Ensino via Webpt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação híbrida na formação de professores : contribuições e implicações das pesquisas acadêmicas brasileiras a partir de dois estudos de revisãopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record