Pressões institucionais e a participação de instituições de ensino superior brasileiras em rankings de sustentabilidade
Resumo
Resumo: O agravamento das crises ambientais e sociais em todo mundo demanda a atenção das universidades para contribuir com a sustentabilidade do planeta. Nesse cenário, diversas pressões institucionais têm desencadeado comportamentos de mudança dessas instituições para contribuir com caminhos mais sustentáveis. Uma das várias formas de contribuir nesse sentido é participando de rankings universitários internacionais de sustentabilidade, sistemas de avaliação do desempenho sustentável das IES que se tornaram parte de um novo contexto social da atualidade. Apesar do crescente interesse dos pesquisadores, a literatura destaca a necessidade de uma análise mais profunda a respeito dessas ferramentas de avaliação. Para preencher essa lacuna, este estudo tem como objetivo compreender como pressões institucionais podem influenciar universidades brasileiras em participar de rankings internacionais relacionados a sustentabilidade. Um estudo qualitativo com estratégia de estudo de caso foi realizado em seis IES brasileiras participantes do UI Green Metric Ranking. Foram realizadas entrevistadas com pessoas chave nessas instituições. Junto a isso, documentos estratégicos foram analisados para triangular as informações que trouxeram respostas aos principais questionamentos dessa pesquisa. Além disso foi observado o desempenho sustentável dessas instituições ao longo dos anos que participaram do ranking. Os resultados mostraram a presença de pressões coercitivas associadas as expectativas sociais, a legislação e aos programas governamentais. As pressões normativas refletiram o apoio da alta gestão, políticas e planos internos relacionados à sustentabilidade. Pressões miméticas indicaram comportamentos isomórfico associados ao benchmarking, reputação e competitividade nas IES. Sobre a lente da teoria institucional para um fenômeno recente e de crescente importância global, este estudo contribui para a teoria fornecendo respostas iniciais, insights inovadores e novas questões de pesquisa. Quanto as contribuições práticas, este estudo oferece informações para a tomada de decisões estratégicas sobre a participação em rankings globais de universidades de sustentabilidade. Também apresenta bases para nortear a criação de políticas, planos e orientar a implementação de práticas sustentáveis nas IES. Quanto a relevância social, pretende-se orientar os alunos sobre a escolha de uma instituição comprometida com práticas de sustentabilidade, além de ajudar os gestores universitários na abordagem da Agenda 2030 em suas instituições. Palavras-chave: Rankings de sustentabilidade. Pressões institucionais. Instituições de Ensino Superior. Teoria institucional. Abstract: The worsening of environmental and social crises around the world demands the attention of universities to contribute to the sustainable development of the planet. In this scenario, several institutional pressures have triggered change behaviors of these institutions to contribute to more sustainable paths. One of several ways to contribute in this sense is by participating in international university rankings of sustainability, evaluation systems of sustainable performance of HEIs that have become part of a new social context today. Despite the growing interest of researchers, the literature highlights the need for a deeper analysis of these assessment tools. To fill this gap, this study aims to understand how institutional pressures can influence Brazilian universities to participate in international rankings related to sustainability. A qualitative study with a case study strategy was conducted in six Brazilian HEIs participating in the UI Green Metric Ranking. Interviews were conducted with key people in these institutions. Also, strategic documents were analyzed to triangulate the information that brought answers to the main questions of this research. Besides, the sustainable performance of these institutions over the years that participated in the ranking was observed. The results showed the presence of coercive pressures associated with social expectations, legislation, and government programs. The normative pressures reflected the support of top management, policies, and internal plans related to sustainability. Mimetic pressures indicated isomorphic behaviors associated with benchmarking, reputation, and competitiveness in HEIs. On the lens of institutional theory for a recent phenomenon of growing global importance, this study contributes to the theory by providing initial answers, innovative insights, and new research questions. As for practical contributions, this study provides information for strategic decision making about participation in global rankings of sustainability universities. It also presents the basis to guide the creation of policies, plans and guide the implementation of sustainable practices in HEIs. As for social relevance, it aims to guide students on the choice of an institution committed to sustainability practices, in addition to helping university managers in the approach of Agenda 2030 in their institutions. Keywords: Sustainability rankings. Institutional pressures. Higher Education Institutions. Institutional Theory.
Collections
- Dissertações [441]