Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Eder Paulo, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherMocrosky, Luciane Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-27T20:28:44Z
dc.date.available2021-08-27T20:28:44Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71358
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Luciane Ferreira Mocroskypt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 25/02/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 198-207pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões de professores atuantes na Educação Básica acerca do ensino da matemática com as Tecnologias Digitais (TD). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, orientada pela interrogação: "O que é isto, o ensino da matemática com TD na perspectiva do professor?". Inicialmente é tecido um panorama do que pesquisadores têm proposto em relação ao ensino da matemática com as TD em direção a uma Educação Tecnológica, evidenciando aspectos como o aparato tecnológico, as práticas de ensino e os movimentos formativos com e para o professor. Avançando na compreensão do tema, o estudo foi ao encontro de cinco professores atuantes no ensino de matemática em uma escola estadual do litoral do Paraná, ouvindo-os em atenção à pergunta: como o(a) senhor(a) se compreende ensinando matemática com as tecnologias? Esse movimento possibilitou que tais entrevistas se constituíssem em dados da pesquisa que foram analisados fenomenologicamente, revelando três características gerais do fenômeno ensino-damatemática- com-as-TD: (Des)articulação ensino-matemática-tecnologia; Préocupação do docente para aprender-ensinar; e Ensino-matemática-tecnologia: o sercom. O estudo evidenciou as experiências dos professores como aberturas pedagógicas ao endereçamento de possíveis caminhos para uma Educação Tecnológica no âmbito da Educação Matemática, tendo a escola como uma promotora genuína dos movimentos formativos pelas práticas de ensino, sendo mola propulsora na busca por compreensões de um ensino-de-matemática-com-as-TD. Palavras-chave: Formação de professores. Tecnologias Digitais na formação de professores. Educação Matemática. Educação Tecnológica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to explain understandings of Basic Education teachers about the teaching of mathematics with Digital Technologies (Tecnologias Digitais - TD). This is a qualitative research with a phenomenological approach, guided by the question: "What is this, the teaching of mathematics with TD from the teacher's perspective?". At first, we present an overview of what researchers have proposed in relation to the teaching of mathematics with TD aiming at Technological Education. We highlight aspects such as technological equipment, teaching practices and training movements with and for the teacher. For the development of the theme, five mathematics teachers who work in a public school on the coast of Paraná were selected. We listen to them in attention to the question: how do you, as a teacher, understand yourself teaching mathematics with technologies? This movement allowed the interviews to become research data, which were analyzed phenomenologically, revealing three general characteristics of the mathematicsteaching- with-digital-technologies phenomenon: (Dis)articulation teachingmathematics- technology; Pre-occupation of the teacher to learn-teach; and Teaching-mathematics-technology: being-with. This study allowed to observe the teachers' experiences as pedagogical openings that aim possible targeting for a Technological Education in the scope of Mathematics Education, with the school as a genuine promoter of the formative movements through teaching practices, being a driving force in the search for understand the mathematics-teaching-with-digitaltechnologies. Keywords: Teacher training. Digital Technologies in the teacher training. Mathematics education. Technological education.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (207 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleO ensino da matemática com tecnologias digitais : compreensões de professores de atuantes na educação básicapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples