Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFaria, José Ricardo Vargas de, 1974-pt_BR
dc.contributor.authorGuerra, Alice Braune, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherBastos, Jorge Tiago, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbanopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-18T19:30:19Z
dc.date.available2021-06-18T19:30:19Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71131
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Ricardo Vargas de Fariapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Jorge Tiago Bastospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano. Defesa : Curitiba, 25/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O protagonismo no debate referente aos deslocamentos dentro das cidades traz a discussão dos transportes públicos como tema necessário à questão da mobilidade urbana. Este trabalho tem como objetivo principal compreender as rupturas institucionais, operacionais e socioeconômicas da implantação do BRT como sistema de transporte público em quatro capitais brasileiras (Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro) a partir da realização de grandes eventos esportivos, analisando indicadores obtidos ao longo do período da sua idealização, implantação e posterior utilização. A avaliação dos indicadores mostrou rupturas institucionais nos planos diretores e de mobilidade quanto a abordagem dos sistemas de BRT. Quanto aos aspectos operacionais, as linhas apresentam diferentes inserções de acordo com a cidade, que impacta na sua utilização pela população e avaliação como sistema. E na dimensão socioeconômica em todas as cidades com implantação do BRT houve remoção de população e alterações tarifárias graduais no transporte público local. Conclui-se que alterações urbanas foram percebidas por conta da inserção do BRT como sistema de transporte público nas cidades que receberam megaeventos esportivos. Palavras-chave: BRT (Bus Rapid Transit). Transporte público. Megaeventos esportivos. Mobilidade urbana.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The protagonism in the debate regarding displacements within cities brings the discussion of public transport as a necessary theme for the issue of urban mobility. This work has as main objective to understand the institutional, operational and socioeconomic disruptions of the implementation of BRT as a public transport system in four Brazilian capitals (Belo Horizonte, Fortaleza, Recife and Rio de Janeiro) from the realization of major sporting events, analyzing indicators obtained over the period of its idealization, implantation and subsequent use. The evaluation of the indicators showed institutional breaks in the master and mobility plans regarding the approach of the BRT systems. As for the operational aspects, the lines have different insertions according to the city, which impacts on their use by the population and evaluation as a system. And in the socioeconomic dimension in all cities with the implementation of BRT, there was population removal and gradual tariff changes in local public transport. It is concluded that urban changes were perceived due to the insertion of BRT as a public transport system in cities that received mega sporting events. Key words: BRT (Bus Rapid Transit). Public transportation. Megaevents. Urban mobility.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ([163]p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectEventos esportivospt_BR
dc.subjectPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.titleQual legado? : Avaliação da implantação do BRT como transporte de massa a partir da realização de mega eventos esportivospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples