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    Qual legado? : Avaliação da implantação do BRT como transporte de massa a partir da realização de mega eventos esportivos

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    R - D - ALICE BRAUNE GUERRA.pdf (3.752Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Guerra, Alice Braune, 1989-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O protagonismo no debate referente aos deslocamentos dentro das cidades traz a discussão dos transportes públicos como tema necessário à questão da mobilidade urbana. Este trabalho tem como objetivo principal compreender as rupturas institucionais, operacionais e socioeconômicas da implantação do BRT como sistema de transporte público em quatro capitais brasileiras (Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro) a partir da realização de grandes eventos esportivos, analisando indicadores obtidos ao longo do período da sua idealização, implantação e posterior utilização. A avaliação dos indicadores mostrou rupturas institucionais nos planos diretores e de mobilidade quanto a abordagem dos sistemas de BRT. Quanto aos aspectos operacionais, as linhas apresentam diferentes inserções de acordo com a cidade, que impacta na sua utilização pela população e avaliação como sistema. E na dimensão socioeconômica em todas as cidades com implantação do BRT houve remoção de população e alterações tarifárias graduais no transporte público local. Conclui-se que alterações urbanas foram percebidas por conta da inserção do BRT como sistema de transporte público nas cidades que receberam megaeventos esportivos. Palavras-chave: BRT (Bus Rapid Transit). Transporte público. Megaeventos esportivos. Mobilidade urbana.
     
    Abstract: The protagonism in the debate regarding displacements within cities brings the discussion of public transport as a necessary theme for the issue of urban mobility. This work has as main objective to understand the institutional, operational and socioeconomic disruptions of the implementation of BRT as a public transport system in four Brazilian capitals (Belo Horizonte, Fortaleza, Recife and Rio de Janeiro) from the realization of major sporting events, analyzing indicators obtained over the period of its idealization, implantation and subsequent use. The evaluation of the indicators showed institutional breaks in the master and mobility plans regarding the approach of the BRT systems. As for the operational aspects, the lines have different insertions according to the city, which impacts on their use by the population and evaluation as a system. And in the socioeconomic dimension in all cities with the implementation of BRT, there was population removal and gradual tariff changes in local public transport. It is concluded that urban changes were perceived due to the insertion of BRT as a public transport system in cities that received mega sporting events. Key words: BRT (Bus Rapid Transit). Public transportation. Megaevents. Urban mobility.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/71131
    Collections
    • Dissertações [84]

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