Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZeviani, Walmes Marques, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Data Science & Big Datapt_BR
dc.creatorWeber, Flavio Augustopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T20:09:47Z
dc.date.available2024-02-08T20:09:47Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71061
dc.descriptionOrientador : Walmes Zevianipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Data Science & Big Data.pt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 9-10.pt_BR
dc.description.abstractResumo : Em muitas empresas, que prestam serviços de Tecnologia da Informação (TI), usuários e clientes solicitam as mais diversas demandas envolvendo em especial serviços de infraestrutura. Nesse processo, um dos principais problemas é a categorização inicial indevida da demanda, gerando "desvios" relacionados à falta de informação por parte do usuário, cliente ou, ainda, atendente, no momento do registro da mesma. Assim sendo, a categorização deve ser corrigida e encaminhada para o grupo de atendimento correto. Neste artigo, serão apresentadas técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN), bem como algoritmos de Aprendizado de Máquina Supervisionados baseados em múltiplas classes, os quais, juntos, oferecem soluções de Inteligência Artificial para a classificação automática de textos, tornando as atividades de categorização de demandas de TI mais eficientes, de forma a propor uma solução para o problema de classificação acima citado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : (IT), users and customers request the most diverse demands involving, in particular, infrastructure services. One of the main problems is the improper initial categorization of demand, generating mistakes related to the lack of information on the part of the user, customer or, even, attendant, at the time of registering it. Therefore, the categorization must be corrected and forwarded to the correct service group. In this article, Natural Language Processing (NLP) techniques will be presented, as well as Supervised Machine Learning algorithms based on multiple classes, which together offer Artificial Intelligence solutions for automatic text classification, making categorization activities more efficient IT demands, in order to propose a solution to the classification problem above.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAprendizado do computadorpt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectProcessamento da linguagem natural (Computação)pt_BR
dc.titleTécnicas de processamento de linguagem natural aplicadas à gestão de serviços de TIpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples