• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Sociologia política
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Sociologia política
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A relação entre arte e política : Giuseppe Verdi e o risorgimento

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - GEISA MARIANO GONCALVES.pdf (933.1Kb)
    Data
    2019
    Autor
    Gonçalves, Geisa Mariano, 1982-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Arte e política são elementos cuja relação já era sugerida na história há muito tempo atrás, desde a Antiguidade Clássica, nos escritos de Platão e Aristóteles. No século XIX Leon Tolstói, após a publicação de grandes romances clássicos como Ana Karenina e Guerra e Paz chegou à conclusão de que a verdadeira arte deveria prestar-se ao bem coletivo. Mais contemporaneamente, autores de tradição marxista apresentaram importante contribuição sobre a qual o trabalho irá tratar, permitindo diferenciar arte militante de arte engajada. Retomando o esquema elaborado por Marcos Napolitano (2011) que articula o debate teórico entre Lukács, Brecht, Benjamin e Adorno, adicionamos comentários sobre as mais recentes contribuições de Jacques Rancière. Subsequentemente, discorre-se sobre a formação de comunidades imaginadas e como a arte da escrita é fundamental para a concepção do senso de comunidade segundo a perspectiva de Benedict Anderson, também teórico de esquerda, ilustrando-se, a seguir, com o emblemático exemplo de Giuseppe Verdi, compositor romântico de cuja obra, algumas óperas foram analisadas à luz da teoria do ativismo interpretativo, de Peter Stamatov, como de fundamental importância no movimento de unificação da Itália, denominado Risorgimento.
     
    Abstract : Art and politics are elements whose relationship had been suggested in History many years ago, since Classical Antiquity, in the writings of Plato and Aristotle. In 19th century, Leon Tolstói, after the publication of great classic novels as Ana Karenina and War and Peace, ended his career preaching that the art should conduct to common good. Contemporary, authors by Marxist tradition presented an important contribution and this work will address this theme, differentiating engaged art from militant art. Restoring the scheme elaborated by Marcos Napolitano (2011), which articulate a theoretical debate between Lukács, Brecht, Benjamin and Adorno, the work added the theoretical contributions by Jacques Rancière. Subsequently, the text discusses how the "imagined communities" in a theoretical perspective formulated by Benedict Anderson, a Marxist scholar. After, the work presents the emblematic example of Giuseppe Verdi, a romantic composer, whose work, in special some operas, were analyzed according the theoretical view of interpretative activism, by Peter Stamatov. Giuseppe Verdi's work regarded as an important contribution to Italy's unification process.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70758
    Collections
    • Sociologia política [197]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV