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dc.contributor.authorSilva, Larice de Carvalho da, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherFinatti, Renata Rivapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.date.accessioned2021-05-17T13:06:43Z
dc.date.available2021-05-17T13:06:43Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70736
dc.descriptionOrientadora : Ms. Renata Riva Finattipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa teve como objetivo comparar duas formas de provimento de equipes diretivas e suas implicações no cotidiano educacional. Para a análise, se fez necessária uma breve fundamentação teórica sobre democracia e formas de provimento da gestão escolar. O trabalho teve como objetivos específicos: refletir se o fato de um diretor ser eleito difere de uma gestão por indicação; analisar em que medida uma ou outra forma de provimento pode ser considerada democrática; apresentar brevemente o histórico da gestão escolar nos municípios e explanar sobre formas de provimento e suas relações no contexto educacional. Foram aplicados questionários em dois Centros Municipais de Educação Infantil no município de São José dos Pinhais e em duas unidades em Curitiba. A escolha dos municípios se justifica por possuírem diferentes formas de provimento de diretores (eleição e indicação, respectivamente). A metodologia utilizada foi qualitativa, se pautou em análise bibliográfica e estudos de caso. Os resultados apontados pela pesquisa trazem questões pertinentes para o debate e busca da efetivação da gestão democrática na educação infantil.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (63 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectGestão democrática - Escolas publicaspt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectDiretores escolares - Escolas publicaspt_BR
dc.titleIndicação e eleição como forma de provimento da gestão de CMEIS : uma análise comparativa dos modelos das redes Municipais de Curitiba e São José dos Pinhaispt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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