dc.contributor.author | Silva, Larice de Carvalho da, 1992- | pt_BR |
dc.contributor.other | Finatti, Renata Riva | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-17T13:06:43Z | |
dc.date.available | 2021-05-17T13:06:43Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/70736 | |
dc.description | Orientadora : Ms. Renata Riva Finatti | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa teve como objetivo comparar duas formas de provimento de equipes diretivas e suas implicações no cotidiano educacional. Para a análise, se fez necessária uma breve fundamentação teórica sobre democracia e formas de provimento da gestão escolar. O trabalho teve como objetivos específicos: refletir se o fato de um diretor ser eleito difere de uma gestão por indicação; analisar em que medida uma ou outra forma de provimento pode ser considerada democrática; apresentar brevemente o histórico da gestão escolar nos municípios e explanar sobre formas de provimento e suas relações no contexto educacional. Foram aplicados questionários em dois Centros Municipais de Educação Infantil no município de São José dos Pinhais e em duas unidades em Curitiba. A escolha dos municípios se justifica por possuírem diferentes formas de provimento de diretores (eleição e indicação, respectivamente). A metodologia utilizada foi qualitativa, se pautou em análise bibliográfica e estudos de caso. Os resultados apontados pela pesquisa trazem questões pertinentes para o debate e busca da efetivação da gestão democrática na educação infantil. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (63 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática - Escolas publicas | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Organização e administração | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Diretores escolares - Escolas publicas | pt_BR |
dc.title | Indicação e eleição como forma de provimento da gestão de CMEIS : uma análise comparativa dos modelos das redes Municipais de Curitiba e São José dos Pinhais | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |