dc.contributor.author | Ricordi, Jéssica da Costa, 1988- | pt_BR |
dc.contributor.other | Schneider, Gabriela, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-17T12:43:56Z | |
dc.date.available | 2021-05-17T12:43:56Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/70734 | |
dc.description | Orientadora : Profª Drª Gabriela Schneider | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho apresenta um estudo de caso qualitativo acerca da qualidade de infraestrutura das escolas municipais que atendem pré-escola no município de Fazenda Rio Grande - PR. A problemática da pesquisa originou-se da realidade docente da pesquisadora, e da infraestrutura inapropriada destinada a crianças de 4 e 5 anos, situação que afeta âmbitos que perpassam a Educação Infantil. Como as necessidades biológicas, espaciais, motoras, curriculares, psicológicas e interacionais das crianças pré-escolares. Analisou-se através da legislação e documentos oficiais do Ministério da Educação como o direito à educação infantil se deu no Brasil desde a Constituição Federal de 1988 até o presente momento, e como essa política foi implementada pelos municípios. Bem como o conceito de criança e infância influenciaram políticas que almejavam melhoria da qualidade de oferta, acesso e permanência na Educação Infantil. Enfatizando a relação entre qualidade da educação infantil, direito à educação infantil e indicadores de qualidade de infraestrutura na educação infantil. Observou-se dificuldades de o município adequar-se completamente à nova legislação, desde em proporcionar acesso, até conseguir suprir as necessidades de infraestrutura que escolas que atendem crianças pré-escolares devem oferecer. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (67 p.) : il., color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Indicadores sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.title | Políticas de infraestrutura para a educação infantil : uma análise do município de Fazenda Rio Grande | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |