dc.contributor.advisor | Ruiz, Simone Francisco, 1989- | pt_BR |
dc.contributor.author | Schneider, Louize Andressa Eggers, 1997- | pt_BR |
dc.contributor.other | Berticelli, Danilene Gullich Donin, 1979- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-13T20:44:21Z | |
dc.date.available | 2021-05-13T20:44:21Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/70673 | |
dc.description | Orientador : Simone Francisco Ruiz | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Danilene Donin Berticelli | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas - Matemática. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho apresenta uma proposta de Modelagem Matem'atica para o ensino das representa- ¸c˜oes alg'ebricas de Algebra, que foi aplicada em uma turma de ' 7 o Ano do Ensino Fundamental II de um Col'egio Estadual da Regi˜ao Oeste do Paran'a. A proposta foi estruturada para um per'iodo de 12 horas/aula, cada uma com 50 minutos. Ser˜ao apresentados, neste trabalho, o desenvolvimento e an'alise dos dados de cinco atividades aplicadas, sendo elas: Atividade Explorat'oria - Pr'evia, Jogo da Representa¸c˜ao, Atividade das S'eries, Campo Minado das Equa¸c˜oes e Atividade Explorat'oria - Final. O objetivo aqui foi contribuir com o processo de ensino aprendizagem da Algebra, al'em de auxiliar os professores que procuram por metodologias alternativas para uma ' aprendizagem mais significativa, visto que atualmente o estudo da matem'atica 'e considerado dif'icil para os educandos, j'a que poucos tˆem habilidades com este conte'udo. Al'em disso, com o intuito de estudar qualitativamente e quantitativamente a capacidade dos alunos em responder algebricamente determinados problemas, um mesmo question'ario foi proposto duas vezes, uma no in'icio e outra ao final das 12 aulas, permitindo, assim, comparar o efeito das atividades aplicadas sobre a aprendizagem dos alunos. A an'alise dos resultados da proposta foi realizada de modo qualitativo, buscando-se interpretar e compreender as respostas dos alunos frente 'as aplica¸c˜oes desenvolvidas e, quantitativo, buscando quantificar as informa¸c˜oes coletadas. A partir dos resultados obtidos analisamos que houve alunos que apresentaram um avan¸co percept'ivel e outros nem tanto, mas nem sempre as dificuldades eram em representar algebricamente, eles possu'iam dificuldades em outros conceitos que foram utilizados junto com as representa¸c˜oes. Tamb'em pudemos verificar que a proposta tornou as aulas mais atraentes e contextualizadas, bem como possibilitou aos alunos se familiarizarem com conceitos de representa¸c˜ao. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (58 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |