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dc.contributor.advisorSpeck, Raquel Angela, 1981-pt_BR
dc.contributor.authorWiltner, Beatriz Benicio Pizapio, 1998-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.date.accessioned2021-05-13T19:41:26Z
dc.date.available2021-05-13T19:41:26Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70646
dc.descriptionOrientador : Raquel Angela Speckpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A vivência em sala de aula como estudante, observando colegas de sala, e a posterior observação de outros alunos no contexto educacional levaram-me a perceber que o desinteresse dos alunos pela matemática é muito grande, o que gera uma inquietação em professores e em futuros professores. Neste sentido, o presente trabalho apresenta como tema central a modelagem matemática sob o enfoque da ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA), com o objetivo de verificar se esta abordagem de ensino-aprendizagem auxilia no desempenho dos estudantes e na melhora da participação dos mesmos dentro das disciplinas de Matemática. A aproximação do conteúdo escolar com o cotidiano dos alunos também foi um dos objetivos visados nesta pesquisa. Além disso, pretendeu-se criar oportunidades de debate para conscientização dos discentes acerca de alguns problemas relacionados ao meio ambiente. O presente trabalho foi iniciado com uma revisão bibliográfica acerca do assunto e, após, foi realizada uma pesquisa de campo em um colégio público da cidade de Palotina (localizada no Oeste do Paraná), qualificando-se como uma pesquisa experimental e de cunho qualitativo, em que o comportamento dos estudantes observados foi o principal meio de coleta de dados. Esta pesquisa foi realizada durante o estágio obrigatório do curso de Licenciatura em Ciências ExatasMatemática. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a probabilidade de os alunos entenderem determinados conteúdos matemáticos é maior quando os discentes participam ativamente das aulas, fazendo parte do processo de construção do conteúdo. A vivência em sala de aula como estudante, observando colegas de sala, e a posterior observação de outros alunos no contexto educacional levaram-me a perceber que o desinteresse dos alunos pela matemática é muito grande, o que gera uma inquietação em professores e em futuros professores. Neste sentido, o presente trabalho apresenta como tema central a modelagem matemática sob o enfoque da ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA), com o objetivo de verificar se esta abordagem de ensino-aprendizagem auxilia no desempenho dos estudantes e na melhora da participação dos mesmos dentro das disciplinas de Matemática. A aproximação do conteúdo escolar com o cotidiano dos alunos também foi um dos objetivos visados nesta pesquisa. Além disso, pretendeu-se criar oportunidades de debate para conscientização dos discentes acerca de alguns problemas relacionados ao meio ambiente. O presente trabalho foi iniciado com uma revisão bibliográfica acerca do assunto e, após, foi realizada uma pesquisa de campo em um colégio público da cidade de Palotina (localizada no Oeste do Paraná), qualificando-se como uma pesquisa experimental e de cunho qualitativo, em que o comportamento dos estudantes observados foi o principal meio de coleta de dados. Esta pesquisa foi realizada durante o estágio obrigatório do curso de Licenciatura em Ciências ExatasMatemática. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a probabilidade de os alunos entenderem determinados conteúdos matemáticos é maior quando os discentes participam ativamente das aulas, fazendo parte do processo de construção do conteúdo.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (56 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.titleA modelagem matemática sob o enfoque da ciência, tecnologia, sociedade e ambiente como uma ferramenta para aprimorar o processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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