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dc.contributor.advisorQuadros, Cláudia Irene de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.creatorGawlak, Renata Françapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-04T19:19:13Z
dc.date.available2024-01-04T19:19:13Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70533
dc.descriptionOrientadora : Claudia Irene Quadrospt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste Trabalho de Conclusão de Curso são estudadas estratégias de comunicação usadas na rede social digital Instagram para falar sobre o veganismo, bem como as percepções do público, que não faz parte do movimento de luta pelo direito dos animais, tem acerca da comunicação vegana. O estudo apresenta características da comunicação vegana na rede social digital Instagram, além de buscar compreender de que forma esses conteúdos são percebidos por não veganos. A questão problema desta pesquisa é: de que forma as pessoas que não fazem parte, necessariamente, do movimento vegano percebem estratégias comunicacionais dos conteúdos com temática vegana/vegetariana na rede social Instagram? O Instagram foi escolhido como fonte de dados para esta pesquisa por ter o maior índice de engajamento, entre as redes sociais mais usadas por brasileiros de acordo com o Social Media Trends 2019. Para responder essa questão, foram selecionadas e estudadas em 2020 duas contas que divulgam a causa vegana de formas distintas: @mussinha_carol, que apresenta o veganismo de forma descontraída e @veganoperiferico, que vê no veganismo uma luta política. A comunidade vegana utiliza as redes sociais como um meio para disseminar seus valores e princípios. Por isso, o modo como o conteúdo é abordado pode ter grande efeito diante do objetivo final dessa comunicação. Neste contexto, observamos as estratégias de comunicação desses dois perfis, que contam com mais de 100 mil seguidores. Este estudo se justifica pelo crescimento do veganismo em todo o mundo. No Brasil, em 2018, o número de veganos cresceu 14% de acordo com o Ibope Inteligência. Os dois principais eixos teóricos deste TCC são as estratégias de comunicação nas redes sociais digitais (Daiana Stasiak, 2010; Karhawi, 2016; Henriques e Neto, 2001) e o veganismo na era da convergência e pautada no consumo (Gabriel e Lang, 2015; Ribeiro, 2019). São adotados diferentes métodos e técnicas de pesquisa para compreender as percepções do público e as estratégias de comunicação no Instagram, como análise de conteúdo e aplicação de um formulário de pesquisa com questões pertinentes ao tema. Entre os resultados, foi encontrado um grande desejo dos participantes da pesquisa em aderir ao veganismo/vegetarianismo. Assim como foi possível identificar quais as estratégias comunicacionais são as mais eficientes de acordo com a pesquisa e respondentes. Entre essas estratégias, um ponto fortemente destacado é o respeito pelas escolhas e processos de cada indivíduo, sendo preferível conteúdos mais educativos e acolhedorespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.titleO veganismo no Instagram : entre estratégias de comunicação e percepções do públicopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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