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dc.contributor.advisorSantos, Gedir de Oliveira, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorTesori, Suzana Patriciapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2021-03-25T20:56:07Z
dc.date.available2021-03-25T20:56:07Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70036
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Gedir de Oliveira Santospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia da Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 31/10/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 48-54pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A disciplina de Botânica atrai pouco interesse discente devido ao excesso de conteúdos, termos de difícil compreensão e uma abordagem docente tradicional. Por esses motivos, atividades práticas aliadas ao uso de tecnologias em ambiente não formal contribuem para o aprendizado efetivo da botânica. O presente trabalho teve como principal objetivo avaliar se metodologias diversificadas promovem o interesse discente. Para tanto, foram realizadas aulas práticas de saída de campo, laboratoriais e uso do aplicativo PlantNet. Por meio destas metodologias foi trabalhada a classificação biológica dos quatro grandes grupos de plantas e a fisiologia vegetal (fotossíntese, transpiração foliar e transporte no xilema). Ao introduzimos essas metodologias alternativas com o uso de tecnologia e fora do ambiente formal instigamos o aprendizado, o que foi confirmado pela análise dos questionários antes e após as atividades. Deste modo, o uso de metodologias diferenciadas aumenta o interesse discente pela botânica e favorece o aprendizado. Palavras-chave: Aprendizado, ensino, metodologias, apropriação do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The botanic subject attracts little learner interest because of the contents' excess, difficult terms of teaching approach. For this reason, practical activities allied with the use of technologies in a non-formal environment adds to the effective apprenticeships of the botany. The present work had as a head objective to assess whether varied methodologies promote learners' interest. For this, practical classes of field departure, laboratory, and use of the Plantnet app were carried out. Methodologies had been working the biological classification of four large groups and plant physiology (photosynthesis, leaf transpiration, in xylem transport). Thus introduced these alternative methods with the use of the technology and outside, the formal environment we incite learning, what's been confirmed to analyses the questionnaires before and following the activities. As a result, the use of active methodologies arouses learners' interest in botanical and favors significant learning. Keywords: learning, teaching, methodologies, appropriation of knowledgept_BR
dc.format.extent62 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiologia (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectBiologia - Metodologiapt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discentept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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