• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - SUZANA PATRICIA TESORI.pdf (4.623Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Tesori, Suzana Patricia
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A disciplina de Botânica atrai pouco interesse discente devido ao excesso de conteúdos, termos de difícil compreensão e uma abordagem docente tradicional. Por esses motivos, atividades práticas aliadas ao uso de tecnologias em ambiente não formal contribuem para o aprendizado efetivo da botânica. O presente trabalho teve como principal objetivo avaliar se metodologias diversificadas promovem o interesse discente. Para tanto, foram realizadas aulas práticas de saída de campo, laboratoriais e uso do aplicativo PlantNet. Por meio destas metodologias foi trabalhada a classificação biológica dos quatro grandes grupos de plantas e a fisiologia vegetal (fotossíntese, transpiração foliar e transporte no xilema). Ao introduzimos essas metodologias alternativas com o uso de tecnologia e fora do ambiente formal instigamos o aprendizado, o que foi confirmado pela análise dos questionários antes e após as atividades. Deste modo, o uso de metodologias diferenciadas aumenta o interesse discente pela botânica e favorece o aprendizado. Palavras-chave: Aprendizado, ensino, metodologias, apropriação do conhecimento.
     
    Abstract: The botanic subject attracts little learner interest because of the contents' excess, difficult terms of teaching approach. For this reason, practical activities allied with the use of technologies in a non-formal environment adds to the effective apprenticeships of the botany. The present work had as a head objective to assess whether varied methodologies promote learners' interest. For this, practical classes of field departure, laboratory, and use of the Plantnet app were carried out. Methodologies had been working the biological classification of four large groups and plant physiology (photosynthesis, leaf transpiration, in xylem transport). Thus introduced these alternative methods with the use of the technology and outside, the formal environment we incite learning, what's been confirmed to analyses the questionnaires before and following the activities. As a result, the use of active methodologies arouses learners' interest in botanical and favors significant learning. Keywords: learning, teaching, methodologies, appropriation of knowledge
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70036
    Collections
    • Dissertações [95]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV