Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMocellin, Ronei Clécio, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorWeffort, Patrícia Maria, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-15T23:28:43Z
dc.date.available2021-04-15T23:28:43Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69959
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ronei Clécio Mocellinpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 08/10/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 133-145pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo parte de experiências e observações como professora regente na educação básica em escolas públicas paranaenses, na cidade de Londrina, especialmente nas aulas de Filosofia no Ensino Médio regular, no que tange à utilização dos dispositivos de comunicação - smartphones e o aplicativo WhatsApp - durante as aulas, na maioria das vezes, sem finalidade didática e ou pedagógica. Percebemos nos relatos e nos hábitos comunicativos dos estudantes um demasiado encantamento por esses objetos técnicos, porém sem, de fato, conhecê-los tecnicamente. Propomos, então, uma tomada de consciência destes objetos técnicos aos moldes da filosofia de Gilbert Simondon, que perpassa por um modelo de educação para a técnica, a fim de combater a alienação tecnológica que, segundo o filósofo, é fruto do desconhecimento da máquina. E, ao mesmo tempo, apresentamos uma proposta pedagógica que visa ao uso didático desses equipamentos e do aplicativo WhatsApp, por meio do ensino híbrido, nas aulas de Filosofia no Ensino Médio. Palavras-chave: Gilbert Simondon, Filosofia, Ensino, Smartphone, WhatsApp.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is based on experiences and observations as teacher regent in basic education in public schools in Paraná, in the city of Londrina, focusing on high school philosophy classes with regard to the use of communication devices - smartphones and the WhatsApp application use beyond the didactic and or pedagogical purposes. In the students' reports and communicative habits we perceive a great enchantment with these objects, but without actually knowing them technically. Therefore, we propose an awareness of these objects based on the philosophy of Gilbert Simondon, that proposes an education for the technique in order to combat the technological alienation that, according to him, is the result of unawareness of the machine. And, at the same time, we present a pedagogical proposal aimed at the didactic use of this equipment and the WhatsApp app through hybrid teaching, in the High School Philosophy classes. Keywords: Gilbert Simondon, Philosophy, Teaching, Smartphones, WhatsApppt_BR
dc.format.extent145 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSimondon, Gilbert, 1924-1989pt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleNovas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsapppt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples