• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016039P7 ; 40001016170P6 Programa de Pós-Graduação em Filosofia
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016039P7 ; 40001016170P6 Programa de Pós-Graduação em Filosofia
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Novas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsapp

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - PATRICIA MARIA WEFFORT TEIXEIRA.pdf (3.034Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Weffort, Patrícia Maria, 1983-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este estudo parte de experiências e observações como professora regente na educação básica em escolas públicas paranaenses, na cidade de Londrina, especialmente nas aulas de Filosofia no Ensino Médio regular, no que tange à utilização dos dispositivos de comunicação - smartphones e o aplicativo WhatsApp - durante as aulas, na maioria das vezes, sem finalidade didática e ou pedagógica. Percebemos nos relatos e nos hábitos comunicativos dos estudantes um demasiado encantamento por esses objetos técnicos, porém sem, de fato, conhecê-los tecnicamente. Propomos, então, uma tomada de consciência destes objetos técnicos aos moldes da filosofia de Gilbert Simondon, que perpassa por um modelo de educação para a técnica, a fim de combater a alienação tecnológica que, segundo o filósofo, é fruto do desconhecimento da máquina. E, ao mesmo tempo, apresentamos uma proposta pedagógica que visa ao uso didático desses equipamentos e do aplicativo WhatsApp, por meio do ensino híbrido, nas aulas de Filosofia no Ensino Médio. Palavras-chave: Gilbert Simondon, Filosofia, Ensino, Smartphone, WhatsApp.
     
    Abstract: This research is based on experiences and observations as teacher regent in basic education in public schools in Paraná, in the city of Londrina, focusing on high school philosophy classes with regard to the use of communication devices - smartphones and the WhatsApp application use beyond the didactic and or pedagogical purposes. In the students' reports and communicative habits we perceive a great enchantment with these objects, but without actually knowing them technically. Therefore, we propose an awareness of these objects based on the philosophy of Gilbert Simondon, that proposes an education for the technique in order to combat the technological alienation that, according to him, is the result of unawareness of the machine. And, at the same time, we present a pedagogical proposal aimed at the didactic use of this equipment and the WhatsApp app through hybrid teaching, in the High School Philosophy classes. Keywords: Gilbert Simondon, Philosophy, Teaching, Smartphones, WhatsApp
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/69959
    Collections
    • Dissertações [194]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV