dc.contributor.advisor | Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.author | Reis, Antonio Carlos dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-26T14:32:05Z | |
dc.date.available | 2021-02-26T14:32:05Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/69516 | |
dc.description | Orientador : Maurício César Vitoria Fagundes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo, é um estudo de caso do Colégio Estadual do Campo - Ilha Rasa, com viés qualitativo, com foco na produção de um documento histórico para o fortalecimento da Educação na Comunidade de Ilha Rasa. Ressaltando necessidade de enfrentamento de questões chaves, para o melhor funcionamento do Colégio Estadual do Campo - Ilha Rasa. Apresentamos inicialmente um breve relato histórico sobre o Colégio Estadual do Campo - Ilha Rasa. Partimos de sua criação inicial como Escola Rural subordinada ao Colégio Estadual Marcílio Dias em Guaraqueçaba; seu processo de independência; seu processo de transformação em Escola do Campo. Utilizamos para realização deste trabalho, coleta de informações de diferentes tipos: artigos, monografias, literatura acadêmica, principalmente da UFPR - Litoral, documentos oficiais da SEED Paranaguá, documentos específicos do Colégio Estadual do Campo - Ilha Rasa, Associação de Moradores da Comunidade de Ilha Rasa, gestores e ex-gestores da Escola, gestores de outras Escolas do Campo das ilhas e suas Comunidades em Guaraqueçaba-PR, associações das comunidades e movimentos sociais ligados as Ilhas de Guaraqueçaba. Como principal resultado pode-se apontar que para a superação de problemas e obstáculos, não só o seu funcionamento como uma Escola do Campo, mas principalmente como uma "Escola das Ilhas de Guaraqueçaba" há necessidade do reconhecimento de suas especificidades culturais e regionais do litoral paranaense. | pt_BR |
dc.format.extent | 17 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Litoral - Comunidades | pt_BR |
dc.subject | Educaçao do Campo | pt_BR |
dc.title | Educação do campo : um estudo de caso sobre o colégio estadual do campo Ilha Rasa | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |