• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016034P5 Programa de Pós-Graduação em Informática
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016034P5 Programa de Pós-Graduação em Informática
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ecossistema educacional apoiado por computadores : um modelo para uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - FABIANO SARDENBERG KUSS.pdf (3.010Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Kuss, Fabiano Sardenberg, 1971-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Nesta tese e proposto um ecossistema educacional apoiado por computadores para a melhoria da infraestrutura computacional das instituicoes de ensino com o uso de tecnologias da informacao e comunicacao emergentes. O arcabouco conceitual proposto estende os conceitos de ecossistemas, complementa lacunas na literatura e oferece suporte para a construcao de um ambiente ubiquo, independente de contexto e continuo para o ensino e aprendizagem. As interacoes entre diferentes tipos de hardwares que colaboram entre si, em um contexto ambiental que aproxima o real e o virtual, sao definidas, detalhadas e experimentadas utilizando dispositivos emergentes. A pesquisa apresenta oportunidades de uso das tecnologias moveis, recursos da internet das coisas e single bord computers a partir do arcabouco conceitual proposto para apoiar o ensino presencial. Os conceitos, definicoes e experimentos apresentados podem ser aplicados as outras areas que demandem de solucoes para a absorcao de tecnologias da informacao e comunicacao em ambientes de intensa interacao entre recursos computacionais, pessoas e ambiente. Palavras-chave: informatica na educacao; tecnologia nas escolas; ecossistema educacional; internet das coisas.
     
    Abstract: In this thesis, an educational ecosystem supported by computers is proposed to improve the computational infrastructure of educational institutions with the use of emerging information and communication technologies. The proposed conceptual framework extends the concepts of ecosystems, complements gaps in the literature and provides support for the construction of a ubiquitous environment, independent of context and continuous for teaching and learning. The interactions between different types of hardware that collaborate with each other, in an environmental context that brings together the real and the virtual, are defined, detailed and experienced using emerging devices. The research presents opportunities for the use of mobile technologies, Internet of Things resources and single bord computers based on the conceptual framework proposed to support classroom teaching. The concepts, definitions and experiments presented can be applied to other areas that require solutions for the absorption of information and communication technologies in environments of intense interaction between computing resources, people and the environment. Keywords: informatics in education, technology in schools, educational ecosystem, internet of things
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68836
    Collections
    • Teses [134]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV