Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantiago Junior, Robertino Mendespt_BR
dc.contributor.authorSantos, Wagner Rufino dos, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-14T16:15:56Z
dc.date.available2020-10-14T16:15:56Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68776
dc.descriptionOrientador : Robertino Mendes Santiago Juniorpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo desta pesquisa é investigar como as tecnologias têm sido utilizadas, nos diferentes níveis escolares, para o ensino de matemática. Para tanto, foi realizado um levantamento no banco de dados da CAPES sobre as publicações que tratam dessa temática, a fim de desenvolver uma revisão sistemática da literatura. Com base no resultado final da análise dos artigos que compõe este estudo de pesquisa, pode-se constatar que já existem diversas alternativas relacionadas a software para ensinar Matemática, muitos desses inclusive gratuitos, indicados para trabalhar diversos assuntos da disciplina de matemática, principalmente para conteúdos da área da geometria. Além disso, outro fato que chamou atenção foi a escassez de atividades práticas destinadas para o ensino infantil e médio, uma vez que com base na análise do dados pesquisados, constatou-se que a maioria dos estudos foram destinados ao ensino médio (60%), fazendo uso de diversas abordagens pedagógicas, tais como: Aprendizagem Significativa, Teoria dos Registros de Representação Semióticas, Teoria dos Campos Conceituais, no entanto, mais de 60% dos artigos escolheram as abordagens pedagógicas Construtivista e Construcionista. Dentre os softwares citados pelos autores dos artigos do corpus da pesquisa, o GeoGebra foi o mais utilizado, além disso, acredita-se que, além desses recursos educacionais citados aqui, ainda assim, existam muitos outros softwares destinados para o ensino da matemática. Por isso, torna-se importante pesquisas voltadas para essa área, pois, dessa forma, novas tecnologias vão sendo conhecidas e com o passar do tempo espera-se que sejam incorporadas às práticas pedagógicas, pois, além de auxiliar o professor, o uso de novas tecnologias de informação e comunicação podem modificar a forma como o aluno compreende os conceitos matemáticos.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatematica - Recursos de informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçao - Novas tecnologiaspt_BR
dc.titleUma revisão sistemática sobre o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples