• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Computação (Jandaia do Sul)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Computação (Jandaia do Sul)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uma revisão sistemática sobre o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    WAGNER RUFINO DOS SANTOS.pdf (1.927Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Santos, Wagner Rufino dos, 1982-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O objetivo desta pesquisa é investigar como as tecnologias têm sido utilizadas, nos diferentes níveis escolares, para o ensino de matemática. Para tanto, foi realizado um levantamento no banco de dados da CAPES sobre as publicações que tratam dessa temática, a fim de desenvolver uma revisão sistemática da literatura. Com base no resultado final da análise dos artigos que compõe este estudo de pesquisa, pode-se constatar que já existem diversas alternativas relacionadas a software para ensinar Matemática, muitos desses inclusive gratuitos, indicados para trabalhar diversos assuntos da disciplina de matemática, principalmente para conteúdos da área da geometria. Além disso, outro fato que chamou atenção foi a escassez de atividades práticas destinadas para o ensino infantil e médio, uma vez que com base na análise do dados pesquisados, constatou-se que a maioria dos estudos foram destinados ao ensino médio (60%), fazendo uso de diversas abordagens pedagógicas, tais como: Aprendizagem Significativa, Teoria dos Registros de Representação Semióticas, Teoria dos Campos Conceituais, no entanto, mais de 60% dos artigos escolheram as abordagens pedagógicas Construtivista e Construcionista. Dentre os softwares citados pelos autores dos artigos do corpus da pesquisa, o GeoGebra foi o mais utilizado, além disso, acredita-se que, além desses recursos educacionais citados aqui, ainda assim, existam muitos outros softwares destinados para o ensino da matemática. Por isso, torna-se importante pesquisas voltadas para essa área, pois, dessa forma, novas tecnologias vão sendo conhecidas e com o passar do tempo espera-se que sejam incorporadas às práticas pedagógicas, pois, além de auxiliar o professor, o uso de novas tecnologias de informação e comunicação podem modificar a forma como o aluno compreende os conceitos matemáticos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68776
    Collections
    • Computação (Jandaia do Sul) [23]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV