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dc.contributor.authorAlberton, Paulo Weslei, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherPhilippsen, Gisele Striederpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exataspt_BR
dc.date.accessioned2020-10-02T17:22:45Z
dc.date.available2020-10-02T17:22:45Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68768
dc.descriptionOrientador : Gisele Strieder Philippsenpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino do movimento de queda dos corpos. Considerando a Teoria da Aprendizagem Significativa como referencial teórico, a sequência proposta tem início com a reiteração dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, para que estes conhecimentos possam atuar como subsunçores no estudo do movimento de queda dos corpos, buscando possibilitar a aprendizagem significativa deste fenômeno físico. Após a discussão sobre estes conceitos iniciais, à luz do Construtivismo propõe-se que os alunos realizem o registro em vídeo do movimento de queda de uma bola de tênis e utilizem o software livre Tracker para a construção e análise dos gráficos de posição e velocidade em função do tempo. Por meio da modelagem matemática envolvendo os dados experimentais, os estudantes podem estimar o valor da aceleração gravitacional. A sequência didática foi realizada com três grupos de estudantes distintos, sendo um grupo constituído por alunos das três séries do Ensino Médio em contraturno (Colégio Estadual José Luiz Gori, em Mandaguari-PR), uma turma de Magistério (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Cecília Meireles, em Jandaia do Sul-PR) e uma turma regular do primeiro ano do Ensino Médio (Colégio Estadual Unidade Polo, Jandaia do Sul-PR). Analisando-se o desempenho dos alunos em questões relativas ao tema apresentadas em um préteste e em um pós-teste, foi possível observar uma evolução significativa no conhecimento sobre o tema apenas para os alunos do Magistério. Este resultado indica a necessidade de inserção de outros elementos didáticos, ou até mesmo de adaptação do tempo destinado à realização da sequência, mediante as especificidades de cada turma. Em termos gerais, foi possível constatar a participação efetiva e motivada dos alunos, sugerindo que uma das principais contribuições de atividades que articulem recursos experimentais e computacionais esteja associada à capacidade de instigar a curiosidade e a motivação dos alunos para o estudo de Ciências, tornando-os protagonistas da construção de conhecimentos em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent47 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEnsino sobre a queda dos corpos utilizando experimentação intermediada por software computacionalpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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