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dc.contributor.advisorBeleti Junior, Carlos Roberto, 1986-pt_BR
dc.contributor.authorKrzyzanowski, Lucas Pedroso, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherTostes, Raimundo Albertopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-01T21:31:09Z
dc.date.available2020-10-01T21:31:09Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68731
dc.descriptionOrientador : Carlos Roberto Beleti Juniorpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Raimundo Alberto Tostespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O primeiro contato com disciplinas de Algoritmos e Programação de Computadores possibilita o desenvolvimento de algumas competências necessárias aos estudantes, como o raciocínio lógico, interpretação de texto e pensamento computacional, tornando essas disciplinas essenciais na formação dos estudantes. O estudo de uma linguagem de programação possui uma curva de aprendizado lenta e necessita de empenho e prática dos alunos, pois as dificuldades podem desmotivar os alunos gerando reprovações e evasões. Este trabalho apresenta um estudo referente aos cursos de licenciatura na área da Computação no Brasil, com o objetivo de analisar as primeiras disciplinas de Algoritmos e Programação de Computadores e seus componentes curriculares, bem como as taxas de aprovação, reprovação e evasão dessas disciplinas, buscando analisar sua relação com os elevados índices de evasão nos cursos. Também foram estudados os cursos de licenciatura da área da Computação ativos no Brasil, com foco naqueles com data de criação anterior ou igual ao ano de 2014, caracterizados como gratuitos e com o Conceito de Curso (CC) ou Conceito Preliminar de Curso (CPC) superior ou igual a três, conforme recomendação do Ministério da Educação. Além disso, foram analisados os dois cursos de graduação de Licenciatura em Computação oferecidos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), juntamente com suas disciplinas introdutórias de Algoritmos e Programação, verificando assim os índices de reprovação na disciplina e sua relação com a evasão dos alunos nos cursos. Os resultados apontam que é significativa a evasão nos cursos da área da Computação no Brasil, alcançando 33% dos alunos ingressantes. Também se verifica uma evasão de 79% dos alunos não aprovados nas disciplinas de Algoritmos e Programação de Computadores nos campi do interior da UFPR. Conclui-se que o desempenho nas disciplinas introdutórias de Algoritmos e Programação de Computadores pode ser determinante para a permanência do estudante no curso e na universidade.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComputaçao - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlgorítmos de computadorpt_BR
dc.subjectLinguagem de programaçao (Computadores) - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleDesempenho acadêmico em disciplinas de algoritmos e programação e a evasão nos cursos de licenciatura em computaçãopt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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