• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Computação (Jandaia do Sul)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Computação (Jandaia do Sul)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Desempenho acadêmico em disciplinas de algoritmos e programação e a evasão nos cursos de licenciatura em computação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    LUCAS PEDROSO KRZYZANOWSKI.pdf (1.705Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Krzyzanowski, Lucas Pedroso, 1995-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O primeiro contato com disciplinas de Algoritmos e Programação de Computadores possibilita o desenvolvimento de algumas competências necessárias aos estudantes, como o raciocínio lógico, interpretação de texto e pensamento computacional, tornando essas disciplinas essenciais na formação dos estudantes. O estudo de uma linguagem de programação possui uma curva de aprendizado lenta e necessita de empenho e prática dos alunos, pois as dificuldades podem desmotivar os alunos gerando reprovações e evasões. Este trabalho apresenta um estudo referente aos cursos de licenciatura na área da Computação no Brasil, com o objetivo de analisar as primeiras disciplinas de Algoritmos e Programação de Computadores e seus componentes curriculares, bem como as taxas de aprovação, reprovação e evasão dessas disciplinas, buscando analisar sua relação com os elevados índices de evasão nos cursos. Também foram estudados os cursos de licenciatura da área da Computação ativos no Brasil, com foco naqueles com data de criação anterior ou igual ao ano de 2014, caracterizados como gratuitos e com o Conceito de Curso (CC) ou Conceito Preliminar de Curso (CPC) superior ou igual a três, conforme recomendação do Ministério da Educação. Além disso, foram analisados os dois cursos de graduação de Licenciatura em Computação oferecidos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), juntamente com suas disciplinas introdutórias de Algoritmos e Programação, verificando assim os índices de reprovação na disciplina e sua relação com a evasão dos alunos nos cursos. Os resultados apontam que é significativa a evasão nos cursos da área da Computação no Brasil, alcançando 33% dos alunos ingressantes. Também se verifica uma evasão de 79% dos alunos não aprovados nas disciplinas de Algoritmos e Programação de Computadores nos campi do interior da UFPR. Conclui-se que o desempenho nas disciplinas introdutórias de Algoritmos e Programação de Computadores pode ser determinante para a permanência do estudante no curso e na universidade.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68731
    Collections
    • Computação (Jandaia do Sul) [23]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV