dc.contributor.advisor | Luz, Araci Asinelli da, 1948- | pt_BR |
dc.contributor.author | França, Leonarda | pt_BR |
dc.contributor.other | Luz, Gastão Octávio Franco da, 1946- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Metodologia do Ensino | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-11T13:10:34Z | |
dc.date.available | 2022-10-11T13:10:34Z | |
dc.date.issued | 1992 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68647 | |
dc.description | Orientadora : Araci Asinelli da Luz
Coorientador : Gastão Octávio Franco da Luz | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Metodologia de Ensino | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar se em Mafra, Santa Catarina, mais precisamente entre os professores e alunos nos pertencentes às Escolas Isoladas Municipais, ocorreu no contexto da educação, a valorização profissional através de incentivos salariais e melhoria de recursos de ensino enviados às escolas. Os docentes manifestaram a vontade político-pedagógica de receptividade a proposta de melhorias para o ensino e em circunstância a estas motivações aceitaram abolir cartilhas recebendo em troca outra metodologia (Aprender Brincando), cujo processo dinâmico facilitou o ensino e a aprendizagem de ambos: professor e aluno. Após a realização da pesquisa, confrontou é se os resultados e verificou-se que houve influência na rentabilidade do ensino, ao término da lê série do 19 grau. Esta monografia apresenta a pesquisa desde a fase de planejamento até as conclusões e recomendações finais. | pt_BR |
dc.format.extent | 83 f. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Metodologia do ensino | pt_BR |
dc.title | Alfabetização desprendida de manuais | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |