dc.contributor.advisor | Luz, Araci Asinelli da, 1948- | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Márcia Bechel de | pt_BR |
dc.contributor.other | Motta, Casemiro José | pt_BR |
dc.contributor.other | Rubin Barrio, Sebastiana | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
dc.contributor.other | Fundação Educacional do Norte Catarinense. Setor de Educação. Curso de Especialização em Metodologia do Ensino | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-13T13:43:40Z | |
dc.date.available | 2022-10-13T13:43:40Z | |
dc.date.issued | 1992 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68212 | |
dc.description | Orientadora : Araci Asinelli da Luz
Coorientadores : Casemiro José Motta ; Sebastiana Rubim Barrio | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Educacional do Norte Catarinense, Fundação das Escolas do Planalto Norte Catarinense, Curso de Especialização em Metodologia de Ensino | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo delinear a prática pedagógica do alfabetizador, com perspectivas de esclarecer os fatores que interferem na concretização de propostas de ensino que forneçam à criança suporte às situações do cotidiano e seu 'processo de interação (VIGOTSKY). Assim sendo, o interesse específico desse trabalho teve como foco, Ensinar: Compromisso Político de Alfabetizadores. Para alcançar esta grande meta, abordou-se quatro tópicos, o que de mais relevante havia na história da alfabetização: 1 - Retrospectiva histórica da alfabetização; 2 - Condições de aprendizagem; 3 - Resistência do professor frente a novas propostas de ensino; 4 - Novas perspectivas de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa descritiva, desenvolvida através da aplicação de um questionário entregue 16 (dezesseis) professores pertencentes a rede estadual de ensino. Ao concluir-se essa pesquisa vê-se a necessidade dos professores refletirem até que ponto a sua prática pedagógica cria transformações psico-sociais. | pt_BR |
dc.format.extent | 58 f. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Aspectos políticos | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Professores alfabetizadores | pt_BR |
dc.subject | Politica e educação | pt_BR |
dc.title | Ensinar : compromisso político de alfabetizadores | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |