Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLuz, Araci Asinelli da, 1948-pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Márcia Bechel dept_BR
dc.contributor.otherMotta, Casemiro Josépt_BR
dc.contributor.otherRubin Barrio, Sebastianapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paranápt_BR
dc.contributor.otherFundação Educacional do Norte Catarinense. Setor de Educação. Curso de Especialização em Metodologia do Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-13T13:43:40Z
dc.date.available2022-10-13T13:43:40Z
dc.date.issued1992pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68212
dc.descriptionOrientadora : Araci Asinelli da Luz Coorientadores : Casemiro José Motta ; Sebastiana Rubim Barriopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Educacional do Norte Catarinense, Fundação das Escolas do Planalto Norte Catarinense, Curso de Especialização em Metodologia de Ensinopt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa teve por objetivo delinear a prática pedagógica do alfabetizador, com perspectivas de esclarecer os fatores que interferem na concretização de propostas de ensino que forneçam à criança suporte às situações do cotidiano e seu 'processo de interação (VIGOTSKY). Assim sendo, o interesse específico desse trabalho teve como foco, Ensinar: Compromisso Político de Alfabetizadores. Para alcançar esta grande meta, abordou-se quatro tópicos, o que de mais relevante havia na história da alfabetização: 1 - Retrospectiva histórica da alfabetização; 2 - Condições de aprendizagem; 3 - Resistência do professor frente a novas propostas de ensino; 4 - Novas perspectivas de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa descritiva, desenvolvida através da aplicação de um questionário entregue 16 (dezesseis) professores pertencentes a rede estadual de ensino. Ao concluir-se essa pesquisa vê-se a necessidade dos professores refletirem até que ponto a sua prática pedagógica cria transformações psico-sociais.pt_BR
dc.format.extent58 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProfessores alfabetizadorespt_BR
dc.subjectPolitica e educaçãopt_BR
dc.titleEnsinar : compromisso político de alfabetizadorespt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples