Ensinar : compromisso político de alfabetizadores
Resumo
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo delinear a prática pedagógica do alfabetizador, com perspectivas de esclarecer os fatores que interferem na concretização de propostas de ensino que forneçam à criança suporte às situações do cotidiano e seu 'processo de interação (VIGOTSKY). Assim sendo, o interesse específico desse trabalho teve como foco, Ensinar: Compromisso Político de Alfabetizadores. Para alcançar esta grande meta, abordou-se quatro tópicos, o que de mais relevante havia na história da alfabetização: 1 - Retrospectiva histórica da alfabetização; 2 - Condições de aprendizagem; 3 - Resistência do professor frente a novas propostas de ensino; 4 - Novas perspectivas de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa descritiva, desenvolvida através da aplicação de um questionário entregue 16 (dezesseis) professores pertencentes a rede estadual de ensino. Ao concluir-se essa pesquisa vê-se a necessidade dos professores refletirem até que ponto a sua prática pedagógica cria transformações psico-sociais.