Mostrar registro simples

dc.contributor.authorArruda, Anne Caroline Pereira, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Michelle Bocchi, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-08T14:29:09Z
dc.date.available2020-12-08T14:29:09Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67707
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Michelle Bocchi Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 06/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 107-110pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades, tem como objetivo geral compreender os efeitos de sentidos no discurso de professoras sobre o papel da Educação Performativa em sua prática pedagógica. Os objetivos específicos buscam analisar as formações discursivas sobre a concepção de corpo no processo educativo presente nos discursos das professoras, bem como discutir limites e possibilidades de desenvolver a Educação Performativa como referencial teórico e prático em programa de formação continuada para docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O quadro teórico-metodológico da pesquisa está ancorado na Educação Performativa e na Análise de Discurso de Linha Francesa (AD). Como percurso metodológico, foi planejado um curso de formação continuada sobre a Educação Performativa que contou com uma sucessão de encontros formativos ocorridos durante o primeiro semestre do ano de 2019. A análise concentra-se no dispositivo-teórico metodológico AD, enunciando os conceitos: efeitos de sentido, formação ideológica e formação discursiva, entre outros. Os resultados apontam para efeitos de sentidos relacionados a uma educação tradicional se deslocando para a Educação Performativa. Palavras-chave: Educação Performativa. Análise de Discurso de Linha Francesa. Formação Continuada.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research, linked to the ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratory of Studies in Performative Education, Language and Theatricalities reserch group, has as general purpose to understand the effects of the meanings in the speech of teachers on the role of the Performative Education in their padagogical practice. The specific purposes seek to analyze the discursive formations about the body's conception in the educational process present in the speeches of the teachers, as well to discuss the limits and possibilities of developing the Performative Education as a theoretical and practical reference in the continuing education program for the Early Childhood Education and Elementary Years teachers. The reserch theoretical-methodological overview is reasoned in the Performative Education and in the Speech Analysis of the French Line (SA). As a methodological path, a continuing education training course on Performative Education was planned, which included a sequence of training formative meetings during the first semestre of 2019. The analysis focuses on the methodological theoretical-device AS, introducing the concepts: meaning effects, ideological formation and discursive formation, and others. The results aim at the meaning effects related to a traditional education moving to the Performative Education. Keywords: Performative Education. Speech Analysis of the French Line. Continuing Education.pt_BR
dc.format.extent111 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação performativa na formação continuada de professores da educação infantil e anos iniciaispt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples