A imagem de Jair Bolsonaro : Uma imagem da construção midiática do presidenciável nas revistas Veja, Época e Istoé
Visualizar/ Abrir
Data
2019Autor
Oberhofer, Gabriela Korrosky Garcia, 1996-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente projeto teve como objetivo investigar o posicionamento político
assumido pelas revistas Veja, IstoÉ e Época, na construção da imagem de Jair
Bolsonaro durante o período pré-eleitoral e eleitoral. Para tanto, foram selecionadas
capas que continham exclusivamente a figura de Jair Messias Bolsonaro no período
que se inicia um ano antes das votações - em outubro de 2017 - e se estende até sua
eleição - no final de outubro e início de novembro de 2018. Posteriormente, as capas
das citadas revistas foram analisadas à luz da Semiótica Visual, com objetivo de
verificar de que forma o posicionamento se estabelece visualmente. Depois, com as
sinopses das reportagens de cada edição, objetivou-se indicar a perspectiva assumida
pelas revistas nas matérias e também comparar o posicionamento visual e textual de
cada uma delas. Quanto a isso, os resultados mostraram que o ponto de vista dos
periódicos no geral ficou bem dividido, com seis revistas contrárias, cinco favoráveis
e uma neutra. Por outro lado, os conteúdos das capas e das reportagens convergiram
o seu posicionamento em 9 das 12 edições analisadas.
Collections
- Publicidade e Propaganda [199]