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dc.contributor.advisorJohn, Valquíria Michelapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.creatorBarros, Caroline Kuviatkoski dept_BR
dc.date.accessioned2024-02-01T10:24:15Z
dc.date.available2024-02-01T10:24:15Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67634
dc.descriptionOrientadora : Valquiria Michela Johnpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : As histórias em quadrinhos sobre super-heróis se popularizaram nos Estados Unidos durante a década de 1930, por meio das editoras Marvel Comics e DC Comics. Atualmente, além de produzirem tal formato, ambas as empresas possuem alcance mundial por meio da produção audiovisual. Nestes produtos midiáticos, frequentemente as mulheres são invisibilizadas ou estereotipadas. No entanto, há filmes que empreendem tentativas de rompimento deste cenário, com personagens femininas em posições de protagonismo e destaque, como Mulher Maravilha (2017) e Capitã Marvel (2019). Esta pesquisa visa compreender como se estabelecem as relações de identificação entre o público feminino e as representações cinematográficas de super-heroínas, tendo como objetos justamente as personagens Mulher Maravilha e Capitã Marvel. O trabalho consiste em uma pesquisa exploratória de caráter quantitativo e qualitativo, com coleta de dados via questionário online (divulgado em grupos de fãs de super-heroínas no Facebook), e dois grupos focais (um com participantes consideradas fãs e outro com participantes com menor familiaridade com as personagens). Os resultados apontam que a identificação e a representatividade são importantes para o público feminino, inclusive para gostar de determinada personagem. A identificação é estabelecida com base em elementos como personalidade semelhante à da heroína, e grau de aprofundamento sobre sua narrativa, além de preferência prévia pelas marcas Marvel ou DC. Ainda, as mulheres percebem a estereotipação das personagens femininas do universo de super-heróis, e reconhecem a importância do protagonismo de Mulher Maravilha e Capitã Marvel, como contribuição para mudar paradigmas e inspirar atitudes de empoderamento das mulheres. Percebe-se que a discussão permite problematizar as noções de representatividade e identificação, assim como sua circulação e seus modos de atravessamento na vida social, sobretudo em referência ao público feminino e sua visão sobre si mesmo. Desse modo, explicita-se a relevância das construções ficcionais para a realidade, principalmente em relação com a visibilização de grupos sociais minoritáriospt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.titleRepresentação das super-heroínas no cinema e identificação feminina : um estudo de recepção dos filmes Capitã Marvel e Mulher Maravilhapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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