Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorQuadros, Cláudia Irene de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.creatorPrzygocki, Georgiapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-01T10:19:41Z
dc.date.available2024-02-01T10:19:41Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67631
dc.descriptionOrientadora : Claudia Irene de Quadrospt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Neste trabalho apresentamos teorias, dados e técnicas que relacionam a área de eventos à comunicação interna, com o objetivo de descobrir a influência dos eventos no clima organizacional. Como a quantidade de insatisfação de funcionários vinculada ao trabalho tem aumentado, como aponta a pesquisa do Instituto Locomotiva (2017), pretendemos aqui lançar um olhar para o evento como uma estratégia de comunicação para reverter esse cenário e, assim, criar um bom ambiente de convívio. Entendemos que os eventos não são a única forma de reverter o cenário, mas como uma das estratégias para influenciar o clima organizacional. Fundamentam este Trabalho de Conclusão de Curso autores que pesquisam comunicação interna (KUNSCH, 2003; MARCHIORI, 2012; BUENO, 2003), eventos (GIACAGLIA, 2011; GIÁCOMO, 2007) e clima organizacional (LUZ, 2003; GOMES, MENEZES, 2010). Por meio de múltiplos procedimentos metodológicos, são analisadas as ações internas realizadas no mês de setembro em uma das sedes de uma associação multissetorial que está presente em 15 cidades pelo Brasil. E, com o objetivo de motivar e melhorar o clima organizacional, foram realizadas em setembro de 2019, 11 dinâmicas diferentes (pequenos eventos de 10 minutos por dia) para estudar as suas influências no clima organizacional e entender como os colaboradores reagiram a tais atividades. Entre os procedimentos metodológicos adotados, estão revisão bibliográfica, observação participante, questionários quantitativos e qualitativos com funcionários que participaram dos eventos internos, além de uma pesquisa qualitativa com os gestores da regional. Os resultados mostraram que o clima organizacional é bom quando a relação é somente entre funcionários e prejudicado quando o relacionamento se estende à gestão. E, a partir da pesquisa, conseguimos inferir que os eventos são importantes estratégias para a melhora do clima organizacionalpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectClima organizacionalpt_BR
dc.titleEventos e suas influências no clima organizacional : estratégias de comunicação internapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples