Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAgranionih, Neila Tonin, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorJocoski, Juarêspt_BR
dc.date.accessioned2023-08-29T19:40:00Z
dc.date.available2023-08-29T19:40:00Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67519
dc.descriptionOrientadora: Prof(a). Dr(a). Neila Tonin Agranionihpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 18/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 86-93pt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho apresentamos uma pesquisa de natureza qualitativa sobre Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, tendo por objetivo descrever possibilidades da Modelagem Matemática enquanto metodologia de ensino no 1º ciclo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com base nos referenciais referentes à Modelagem Matemática do pesquisador Dionísio Burak, desenvolvemos uma prática com Modelagem Matemática com crianças do 2º ano de uma escola do município de Cruz Machado-Pr, em que crianças de 7 a 8 anos de idade reunidas em pequenos grupos escolheram o tema Slime. A coleta de dados foi realizada a partir do diário de bordo do pesquisador, das gravações de áudio e vídeo das crianças e do diário da professora regente. Os resultados indicam que a prática com Modelagem Matemática desenvolvida, compreende e proporciona ações de mediação do professor e o envolvimento coletivo das crianças, possibilita o uso de tecnologias, viabiliza a relação escola e família, promove os conhecimentos matemáticos com significado para as crianças e o trabalho interdisciplinar com diferentes conteúdos de ensino, aspectos estes contemplados muitas vezes em mais de uma etapa durante o desenvolvimento da prática com Modelagem Matemática. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ensino de Matemática.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this work we present a qualitative research on Mathematical Modeling from the perspective of Mathematical Education, aiming to describe possibilities of Mathematical Modeling as a teaching methodology in the 1st cycle of the Early Years of Elementary Education. Based on the references referring to the Mathematical Modeling of the researcher Dionísio Burak, we developed a practice with Mathematical Modeling with children of the 2nd year of a school in the municipality of Cruz Machado- Pr, in which children from 7 to 8 years old gathered in small groups chose the Slime theme. Data collection was carried out from the researcher's logbook, the children's audio and video recordings and the regent teacher's diary. The results indicate that the practice with Mathematical Modeling developed, understands and provides mediation actions by the teacher and the collective involvement of the children, enables the use of technologies, enables the school and family relationship, promotes mathematical knowledge with meaning for the children and the interdisciplinary work with different teaching contents, aspects that are often contemplated in more than one stage during the development of practice with Mathematical Modeling. Key-words: Mathematical modeling. Early Years of Elementary School. Mathematics Teaching.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleModelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades para o ensino de matemáticapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples