• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades para o ensino de matemática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - JUARES JOCOSKI.pdf (3.442Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Jocoski, Juarês
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Neste trabalho apresentamos uma pesquisa de natureza qualitativa sobre Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, tendo por objetivo descrever possibilidades da Modelagem Matemática enquanto metodologia de ensino no 1º ciclo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com base nos referenciais referentes à Modelagem Matemática do pesquisador Dionísio Burak, desenvolvemos uma prática com Modelagem Matemática com crianças do 2º ano de uma escola do município de Cruz Machado-Pr, em que crianças de 7 a 8 anos de idade reunidas em pequenos grupos escolheram o tema Slime. A coleta de dados foi realizada a partir do diário de bordo do pesquisador, das gravações de áudio e vídeo das crianças e do diário da professora regente. Os resultados indicam que a prática com Modelagem Matemática desenvolvida, compreende e proporciona ações de mediação do professor e o envolvimento coletivo das crianças, possibilita o uso de tecnologias, viabiliza a relação escola e família, promove os conhecimentos matemáticos com significado para as crianças e o trabalho interdisciplinar com diferentes conteúdos de ensino, aspectos estes contemplados muitas vezes em mais de uma etapa durante o desenvolvimento da prática com Modelagem Matemática. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ensino de Matemática.
     
    Abstract: In this work we present a qualitative research on Mathematical Modeling from the perspective of Mathematical Education, aiming to describe possibilities of Mathematical Modeling as a teaching methodology in the 1st cycle of the Early Years of Elementary Education. Based on the references referring to the Mathematical Modeling of the researcher Dionísio Burak, we developed a practice with Mathematical Modeling with children of the 2nd year of a school in the municipality of Cruz Machado- Pr, in which children from 7 to 8 years old gathered in small groups chose the Slime theme. Data collection was carried out from the researcher's logbook, the children's audio and video recordings and the regent teacher's diary. The results indicate that the practice with Mathematical Modeling developed, understands and provides mediation actions by the teacher and the collective involvement of the children, enables the use of technologies, enables the school and family relationship, promotes mathematical knowledge with meaning for the children and the interdisciplinary work with different teaching contents, aspects that are often contemplated in more than one stage during the development of practice with Mathematical Modeling. Key-words: Mathematical modeling. Early Years of Elementary School. Mathematics Teaching.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/67519
    Collections
    • Dissertações [240]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV