• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Relações Públicas
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Relações Públicas
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Relações públicas e marketing : um estudo exploratório sobre convergência entre profissionais atuantes em agências de comunicação e marketing de Curitiba

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC - MILENE DOS ANJOS DENCHUK.pdf (613.9Kb)
    Data
    2019
    Autor
    Denchuk, Milene dos Anjos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Embora a literatura apresente suas diferenças fundamentais, é comum que a prática de Relações Públicas e Marketing em agências de Comunicação e Marketing beirem a equivalência. Devido à convergência tecnológica, novas formas de se pensar e fazer comunicação surgiram, bem como novos focos e urgências. Neste estudo, serão apresentadas contextualizações teóricas sobre Relações Públicas e Marketing e a visão de profissionais atuantes nas respectivas áreas, bem como em outras áreas da Comunicação, sobre a realidade do mercado, limites e convergências. Os objetivos deste trabalho, portanto, consistem em (a) verificar como se dá a proximidade entre as áreas no mercado de trabalho; (b) explorar a visão dos profissionais sobre sua formação acadêmica em relação às atividades que executam em seu cotidiano; (c) verificar a percepção dos profissionais sobre as diferenças e proximidades entre Relações Públicas e Marketing como campos de trabalho e de conhecimento e (d) analisar até que ponto a ambiente tecnológico e as transformações no cenário comunicacional são responsáveis pelo emaranhado nas definições práticas de Relações Públicas e Marketing. Para isso foram realizadas pesquisas de viés quantitativo e qualitativo, por meio de entrevistas e questionários, com profissionais atuantes em agências de Comunicação e Marketing de Curitiba e região. Não foi objetivo deste trabalho discutir as conceituações teóricas sobre as respectivas áreas. O foco deste estudo esteve em entender como se dá a relação entre as áreas na prática, no mercado de trabalho. A partir dos dados coletados por meio da pesquisa bibliográfica, questionários e entrevistas, concluímos que as hipóteses levantadas previamente à execução da pesquisa teórica e prática foram confirmadas: as áreas convergem devido à necessidade de construção de relacionamento pelas mídias, dadas pelas transformações digitais; há a necessidade de uma formação acadêmica mais ampla e completa para que os profissionais tenham capacidade de entender e atender as atuais expectativas e demandas do mercado; e há indefinição ou, até mesmo, incompreensão das atividades de Relações Públicas e Marketing pelos profissionais
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/67488
    Collections
    • Relações Públicas [362]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV