Dos livros para o mundo : o papel da comunicação para o sucesso da saga Harry Potter
Resumo
Resumo : Este projeto tem como tema a saga de livros e filmes Harry Potter. A pesquisa tem como objetivo geral descobrir de que maneira a comunicação auxilia saga Harry Potter se manter no imaginário do público. A partir disto, tem-se como objetivos específicos: a) entender a percepção do público de Harry Potter e como ele dialoga com as formas de comunicação sobre a saga; b) pesquisar as mídias, produtos e serviços relacionados ao tema; c) analisar o conceito de transmídia de Henry Jenkins na comunicação, inserindo-o no contexto de Harry Potter; e d) utilizar o conceito de extração e imersão de Jenkins para exemplificar a expansão da saga para o comércio. A escolha do tema se justifica por ser uma marca que se mantém no mercado há mais de duas décadas e, por isso, seria possível investigar o papel da comunicação neste processo. Nesta etapa da pesquisa empírica, foram analisados diversos produtos e serviços de Harry Potter, incluindo experiências. Também foi utilizada, em um segundo momento, a pesquisa quantitativa que se deu via aplicação de um questionário para conhecer a perspectiva e as formas de relacionamento dos fãs com a saga. O questionário foi aplicado em grupos do Facebook relacionado à saga e foram obtidas 562 respostas. Dentre os resultados, é importante mencionar que a maioria dos respondentes tem entre 20 a 29 anos e acompanham a saga há mais de dez anos, o que demonstra fidelidade dos fãs à marca. Outro resultado relevante é que 88% dos respondentes consomem algum tipo de produto derivado da saga, mostrando que por meio de processos, produtos e experiências transmidiaticas, a saga Harry Potter alcança adesão do público
Collections
- Relações Públicas [180]