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dc.contributor.authorNamise, Daniel Kei, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherPrudencio, Kelly Cristina de Souza, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherLiesen, Mauricio, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-03T07:31:58Z
dc.date.available2020-07-03T07:31:58Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67452
dc.descriptionOrientadora : Kelly Cristina de Souza Prudênciopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Mauricio Liesenpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Durante as eleições de 2018, viu-se candidatos aos mais variados cargos utilizarem plataformas digitais e as redes sociais para expandir o seu alcance e eleitorado. Um dos mais beneficiados por essa nova estratégia foi o vencedor da corrida presidencial, Jair Bolsonaro, que ao invés de participar dos debates televisionados, optou por realizar lives em suas redes sociais. Seu eleitorado o apelidou de "mito", mas o que isso significa? Na Ciência Política o conceito de mito é frequentemente utilizado para se referir a discursos ou promessas falsas. Em outras palavras, seria sinônimo de uma fabulação a ser revelada pelo pesquisador. O objetivo deste trabalho de abordagem histórico-conceitual e especulativa é discutir o conceito de mito para o campo da Comunicação Política em um cenário marcado pelo uso intensivo das plataformas digitais de informação e comunicação. Para isso, analisa-se a pertinência desse conceito na campanha midiática de Jair Bolsonaro a partir de notícias de jornais, tweets e páginas de Facebook. Esse trabalho parte da hipótese que a apelidação do parlamentar não se adequa ao conceito de mitologia política, porém foi adotado por ele como uma forma de marketing eleitoral. Como conclusão, observa-se que a alcunha "mito" se aproxima de uma tática digital de angariar notoriedade chamada de trollagem, um termo reelaborado dentro da Comunicação Política contemporânea como uma nova forma de estratégia política e eleitoral.pt_BR
dc.format.extent82 p : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação - Aspectos políticospt_BR
dc.titleDos Mitos ao "Mito" : um estudo sobre o conceito de mito político na era da comunicação digital a partir da campanha presidencial de Jair Bolsonaropt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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