Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Sônia Firette Nunes dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-05T22:27:21Z
dc.date.available2020-06-05T22:27:21Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67024
dc.descriptionOrientador não citadopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo se desenvolve em torno de duas idéias ou metas fundamentais. A primeira é entender a gênese histórica da Ciência da Geometria, partindo da hipótese de suas origens gregas; compreender a importância secular do Sistema Euclidiano no conjunto da produção científlca e intelectual ocidental até o século XIX e as suas implicações na atual organização do ensino da Geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Essa meta histórica levou a identificar nas pesquisas da Etnomatemática (século XX) a hipótese da gênese empírica e experimental para a Ciência Geométrica e o caráter social da sua produção. A segunda meta discute a concepção do conhecimento matemático: são examinados os pressupostos da Educação Matemática favoráveis à relação conhecimento e significado e uma abordagem inicial em torno da natureza e do papel cognitivo da percepção em sua articulação com as operações conceituais, tendo a Alegoria corno recurso para a compreensão e produção das idéias geométricas. O objetivo do estudo é reunir elementos teóricos para entender o discurso e a prática pedagógica que produzem o que esta pesquisa deflne como seu problema de investigação: o silêncio dos alunos nas aulas de Geometria e as conseqüências para a organização espacial e intelectual dos alunos das séries iniciais.pt_BR
dc.format.extentvi, 74 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleMatemática e geometria : procurando na história as conexões necessárias entre a matemática e a realidadept_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples