Matemática e geometria : procurando na história as conexões necessárias entre a matemática e a realidade
Resumo
Resumo : Este estudo se desenvolve em torno de duas idéias ou metas fundamentais. A
primeira é entender a gênese histórica da Ciência da Geometria, partindo da hipótese de suas origens gregas; compreender a importância secular do Sistema Euclidiano no conjunto da produção científlca e intelectual ocidental até o século XIX e as suas implicações na atual organização do ensino da Geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Essa meta histórica levou a identificar nas pesquisas da Etnomatemática (século XX) a hipótese da gênese empírica e experimental para a Ciência Geométrica e o caráter social da sua produção. A segunda meta discute a concepção do conhecimento matemático: são examinados os pressupostos da Educação Matemática favoráveis à relação conhecimento e significado e uma abordagem inicial em torno da natureza e do papel cognitivo da percepção em sua articulação com as operações conceituais, tendo a Alegoria corno recurso para a compreensão e produção das idéias geométricas. O objetivo do estudo é reunir elementos teóricos para entender o discurso e a prática pedagógica que produzem o que esta pesquisa deflne como seu problema de investigação: o silêncio dos alunos nas aulas de Geometria e as conseqüências para a organização espacial e intelectual dos alunos das séries iniciais.