dc.contributor.advisor | Souza, Ângelo Ricardo de, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.author | Ruy, Iracema Aparecida Espigiorin | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T16:59:04Z | |
dc.date.available | 2020-07-07T16:59:04Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/67021 | |
dc.description | Orientador : Ângelo Ricardo de Souza | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A sociedade em sua totalidade vem passando por inúmeras transformações
nos mais diferentes aspectos: social, cultural, econômico e político. E os
cidadãos trazem consigo marcas dessas transformações, especialmente em sua
maneira de pensar e ver o mundo com olhos diferentes, exigindo que a Escola
repense seus conceitos e refaça sua maneira, até então tradicional, de se
organizar e trabalhar. Faz-se necessária a adoção de uma postura mais aberta
à democracia, na busca de maior autonomia, consciente de que somente com a participação de toda comunidade escolar na tomada de decisões, é que essas mudanças se efetivarão no âmbito escolar/ E_ é através do Conselho de Escola, formado por sujeitos de todos os segmentos da comunidade escolar, que ao se reunirem para discutir, eleger, votar e fazer valer suas decisões, nas mais diferentes instâncias da organização escolar, colaboram para o processo maior de Democratização da Escola Pública em busca de uma escola de qualidade
para todos. Sabe~se que a criação de canais, como o Conselho de Escola, que viabilizam a maior participação da comunidade escolar, por si só, não dão conta de promover e efetivar realmente uma gestão compartilhada e democrática. No entanto se enfocarmos o aspecto humano é aí que encontraremos algumas respostas para justificar porque em algumas escolas a gestão participativa, compartilhada e democrática está sendo construída e em outras não. Para tanto, se faz necessário traçar um perfil desses sujeitos que buscam promover a emocratização da Escola Pública Brasileira, através de uma gestão compartilhada, transparente e democrática. Este é o assunto tratado nesta pesquisa: o perfil do conselheiro de escola. A partir de uma análise dos dados de conselheiros e conselhos de nove escolas públicas da
Rede Municipal de Ensino de Curitiba, esta pesquisa discute o papel desses importantes sujeitos na construção da Gestão Democrática no cotidiano da Escola Pública. | pt_BR |
dc.format.extent | 55 f : il., grafs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Conselhos de educação | pt_BR |
dc.subject | Democratização da educação | pt_BR |
dc.title | Conselheiro de escola : um aliado na construção da gestão democrática na escola pública brasileira | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |