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dc.contributor.advisorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorRuy, Iracema Aparecida Espigiorinpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-07T16:59:04Z
dc.date.available2020-07-07T16:59:04Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67021
dc.descriptionOrientador : Ângelo Ricardo de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A sociedade em sua totalidade vem passando por inúmeras transformações nos mais diferentes aspectos: social, cultural, econômico e político. E os cidadãos trazem consigo marcas dessas transformações, especialmente em sua maneira de pensar e ver o mundo com olhos diferentes, exigindo que a Escola repense seus conceitos e refaça sua maneira, até então tradicional, de se organizar e trabalhar. Faz-se necessária a adoção de uma postura mais aberta à democracia, na busca de maior autonomia, consciente de que somente com a participação de toda comunidade escolar na tomada de decisões, é que essas mudanças se efetivarão no âmbito escolar/ E_ é através do Conselho de Escola, formado por sujeitos de todos os segmentos da comunidade escolar, que ao se reunirem para discutir, eleger, votar e fazer valer suas decisões, nas mais diferentes instâncias da organização escolar, colaboram para o processo maior de Democratização da Escola Pública em busca de uma escola de qualidade para todos. Sabe~se que a criação de canais, como o Conselho de Escola, que viabilizam a maior participação da comunidade escolar, por si só, não dão conta de promover e efetivar realmente uma gestão compartilhada e democrática. No entanto se enfocarmos o aspecto humano é aí que encontraremos algumas respostas para justificar porque em algumas escolas a gestão participativa, compartilhada e democrática está sendo construída e em outras não. Para tanto, se faz necessário traçar um perfil desses sujeitos que buscam promover a emocratização da Escola Pública Brasileira, através de uma gestão compartilhada, transparente e democrática. Este é o assunto tratado nesta pesquisa: o perfil do conselheiro de escola. A partir de uma análise dos dados de conselheiros e conselhos de nove escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, esta pesquisa discute o papel desses importantes sujeitos na construção da Gestão Democrática no cotidiano da Escola Pública.pt_BR
dc.format.extent55 f : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectConselhos de educaçãopt_BR
dc.subjectDemocratização da educaçãopt_BR
dc.titleConselheiro de escola : um aliado na construção da gestão democrática na escola pública brasileirapt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


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