• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Organização do trabalho pedagógico
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Organização do trabalho pedagógico
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Conselheiro de escola : um aliado na construção da gestão democrática na escola pública brasileira

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    E - IRACEMA APARECIDA ESPIGIORIN RUY.pdf (955.9Kb)
    Data
    2003
    Autor
    Ruy, Iracema Aparecida Espigiorin
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A sociedade em sua totalidade vem passando por inúmeras transformações nos mais diferentes aspectos: social, cultural, econômico e político. E os cidadãos trazem consigo marcas dessas transformações, especialmente em sua maneira de pensar e ver o mundo com olhos diferentes, exigindo que a Escola repense seus conceitos e refaça sua maneira, até então tradicional, de se organizar e trabalhar. Faz-se necessária a adoção de uma postura mais aberta à democracia, na busca de maior autonomia, consciente de que somente com a participação de toda comunidade escolar na tomada de decisões, é que essas mudanças se efetivarão no âmbito escolar/ E_ é através do Conselho de Escola, formado por sujeitos de todos os segmentos da comunidade escolar, que ao se reunirem para discutir, eleger, votar e fazer valer suas decisões, nas mais diferentes instâncias da organização escolar, colaboram para o processo maior de Democratização da Escola Pública em busca de uma escola de qualidade para todos. Sabe~se que a criação de canais, como o Conselho de Escola, que viabilizam a maior participação da comunidade escolar, por si só, não dão conta de promover e efetivar realmente uma gestão compartilhada e democrática. No entanto se enfocarmos o aspecto humano é aí que encontraremos algumas respostas para justificar porque em algumas escolas a gestão participativa, compartilhada e democrática está sendo construída e em outras não. Para tanto, se faz necessário traçar um perfil desses sujeitos que buscam promover a emocratização da Escola Pública Brasileira, através de uma gestão compartilhada, transparente e democrática. Este é o assunto tratado nesta pesquisa: o perfil do conselheiro de escola. A partir de uma análise dos dados de conselheiros e conselhos de nove escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, esta pesquisa discute o papel desses importantes sujeitos na construção da Gestão Democrática no cotidiano da Escola Pública.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/67021
    Collections
    • Organização do trabalho pedagógico [262]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV