dc.contributor.advisor | Nunes, Odilon Carlos | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Desirê Luciane Dominschek | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-03T16:24:08Z | |
dc.date.available | 2020-06-03T16:24:08Z | |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/66957 | |
dc.description | Orientador : Odilon Carlos Nunes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objetivo norteador deste estudo monográfico foi o desenvolvimento de um estudo que falasse sobre a Universidade Pública, em alguns aspectos. Mais especificamente, de seu perfil enquanto disseminadora e produtora de conhecimento e da cultura social. No intuito de enfatizar a importância primordial de a Universidade Pública garantir sua qualidade de ensino, bem como a democratização do ensino, tratamos aqui da avaliação institucional, como um dos fundamentos para a realização desta qualidade e desta democratização. Fomos buscar entendimento do peso que avaliação em geral tem sobre nosso sistema de ensino, desde a educação infantil até e também após o 39 grau. Peso este que muitas vezes torna-se inimigo do aluno, ou do docente, ou da instituição quando avaliados. Neste sentido, nos
reportamos a vários autores para discutirmos a avaliação e a avaliação institucional neste estudo. O sistema de ensino e os fatores atuantes na construção da Universidade Pública são discutidos no intento de compreendermos a Universidade hoje, e a avaliação institucional aparece na construção deste estudo como necessária para o avanço e transformação da Universidade e consequentemente da sociedade. | pt_BR |
dc.format.extent | v, 79 f : il., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades publicas | pt_BR |
dc.subject | Democratização da educação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Das origens à construção da universidade pública no Brasil : um olhar sobre as propostas de avaliação institucional : 1930-1980 | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |