Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Odilon Carlospt_BR
dc.contributor.authorLima, Desirê Luciane Dominschekpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-03T16:24:08Z
dc.date.available2020-06-03T16:24:08Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66957
dc.descriptionOrientador : Odilon Carlos Nunespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo norteador deste estudo monográfico foi o desenvolvimento de um estudo que falasse sobre a Universidade Pública, em alguns aspectos. Mais especificamente, de seu perfil enquanto disseminadora e produtora de conhecimento e da cultura social. No intuito de enfatizar a importância primordial de a Universidade Pública garantir sua qualidade de ensino, bem como a democratização do ensino, tratamos aqui da avaliação institucional, como um dos fundamentos para a realização desta qualidade e desta democratização. Fomos buscar entendimento do peso que avaliação em geral tem sobre nosso sistema de ensino, desde a educação infantil até e também após o 39 grau. Peso este que muitas vezes torna-se inimigo do aluno, ou do docente, ou da instituição quando avaliados. Neste sentido, nos reportamos a vários autores para discutirmos a avaliação e a avaliação institucional neste estudo. O sistema de ensino e os fatores atuantes na construção da Universidade Pública são discutidos no intento de compreendermos a Universidade hoje, e a avaliação institucional aparece na construção deste estudo como necessária para o avanço e transformação da Universidade e consequentemente da sociedade.pt_BR
dc.format.extentv, 79 f : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades publicaspt_BR
dc.subjectDemocratização da educaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleDas origens à construção da universidade pública no Brasil : um olhar sobre as propostas de avaliação institucional : 1930-1980pt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples