Das origens à construção da universidade pública no Brasil : um olhar sobre as propostas de avaliação institucional : 1930-1980
Resumo
Resumo : O objetivo norteador deste estudo monográfico foi o desenvolvimento de um estudo que falasse sobre a Universidade Pública, em alguns aspectos. Mais especificamente, de seu perfil enquanto disseminadora e produtora de conhecimento e da cultura social. No intuito de enfatizar a importância primordial de a Universidade Pública garantir sua qualidade de ensino, bem como a democratização do ensino, tratamos aqui da avaliação institucional, como um dos fundamentos para a realização desta qualidade e desta democratização. Fomos buscar entendimento do peso que avaliação em geral tem sobre nosso sistema de ensino, desde a educação infantil até e também após o 39 grau. Peso este que muitas vezes torna-se inimigo do aluno, ou do docente, ou da instituição quando avaliados. Neste sentido, nos
reportamos a vários autores para discutirmos a avaliação e a avaliação institucional neste estudo. O sistema de ensino e os fatores atuantes na construção da Universidade Pública são discutidos no intento de compreendermos a Universidade hoje, e a avaliação institucional aparece na construção deste estudo como necessária para o avanço e transformação da Universidade e consequentemente da sociedade.