dc.contributor.advisor | Ross, Paulo, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.author | Zaluca, Cheila Cristina | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-16T17:51:23Z | |
dc.date.available | 2022-08-16T17:51:23Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/66920 | |
dc.description | Orientador : Paulo Ricardo Ross | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.description.abstract | Embora se tenha clareza acerca das inúmeras formas de exclusão que vem, há muito tempo, caracterizando nosso contexto social e econômico, parece que a necessidade e urgência de incluir os excluídos nunca foi tão discutida e proclamada como tem sido atualmente. Fala-se sobre inclusão digital, social e educacional, e é sobre esta última que trata este trabalho que, além da pesquisa bibliográfica, conta com depoimentos de alguns professores da Rede Municipal de Curitiba que muito contribuiram no sentido de alcançar o objetivo desta pesquisa que é o de identificar os limites, as dificuldades pedagógicas e o modo como os
professores têm lidado com os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) e com suas relações com os demais alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 51 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Exclusão social | pt_BR |
dc.title | A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) em escolas e classes regulares de ensino : o ideal e o real | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |