dc.contributor.advisor | Kaló, Leila Juliette, 1947- | pt_BR |
dc.contributor.author | Benko, Marcia Adriana | pt_BR |
dc.contributor.other | Gomes, Mônica David | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-09T18:47:00Z | |
dc.date.available | 2020-06-09T18:47:00Z | |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/66914 | |
dc.description | Orientadora : Leila Juliette Kalo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O nosso trabalho aborda a ava iação, focalizando-a do ponto de vista da sala de
aula, ou seja, no nível do processo ensino aprendizagem. Nosso objetivo foi apresentar as duas realidades, comparando-se a escola particular com a escola pública municipal, a nível de Ensino Fundamental, mais precisamente com alunos de 4Ê série, utilizando a técnica de amostragem para a demonstração dos resultados. Nosso esforço é dado pelo esforço teórico e prático de estabelecer a importãncia essencial da avaliação do processo ensino aprendizagem na educação para o educando e educador, procurando torná-lo justo e crítico. O assunto em estudo é polêmico, precisamente pelo choque que existe entre as duas realidades estabelecidas, o que nos levou a argumentar da melhor maneira possivel para torná-lo compreensível e praticável. Apresentamos a situação dos educadores, com relação aos critérios de avaliar e medir, nas duas escolas. Demonstramos que enquanto medir é um processo descritivo, avaliar é um processo interpretativo, pois supõe julgamento a partir de uma escala de valores, onde muitas vezes o professor é desprovido de conhecimento pra exercer tal processo avaliativo. Freqüentemente o termo avaliação é associado a outros como
exame, nota, sucesso e fracasso, promoção e repetëncia. O que pretendemos demonstrar é que, em decorrência de uma nova concepção pedagógica, a avaliação assume dimensões mais amplas. A atividade educativa não tem por meta atribuir notas, mas realizar uma série de objetivos que se traduzem em termos de mudança de comportamento dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 f : il., grafs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Professores - Avaliação - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |