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    Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso

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    E - MARCIA ADRIANA BENKO e MONICA DAVID GOMES.pdf (1.331Mb)
    Data
    2001
    Autor
    Benko, Marcia Adriana
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O nosso trabalho aborda a ava iação, focalizando-a do ponto de vista da sala de aula, ou seja, no nível do processo ensino aprendizagem. Nosso objetivo foi apresentar as duas realidades, comparando-se a escola particular com a escola pública municipal, a nível de Ensino Fundamental, mais precisamente com alunos de 4Ê série, utilizando a técnica de amostragem para a demonstração dos resultados. Nosso esforço é dado pelo esforço teórico e prático de estabelecer a importãncia essencial da avaliação do processo ensino aprendizagem na educação para o educando e educador, procurando torná-lo justo e crítico. O assunto em estudo é polêmico, precisamente pelo choque que existe entre as duas realidades estabelecidas, o que nos levou a argumentar da melhor maneira possivel para torná-lo compreensível e praticável. Apresentamos a situação dos educadores, com relação aos critérios de avaliar e medir, nas duas escolas. Demonstramos que enquanto medir é um processo descritivo, avaliar é um processo interpretativo, pois supõe julgamento a partir de uma escala de valores, onde muitas vezes o professor é desprovido de conhecimento pra exercer tal processo avaliativo. Freqüentemente o termo avaliação é associado a outros como exame, nota, sucesso e fracasso, promoção e repetëncia. O que pretendemos demonstrar é que, em decorrência de uma nova concepção pedagógica, a avaliação assume dimensões mais amplas. A atividade educativa não tem por meta atribuir notas, mas realizar uma série de objetivos que se traduzem em termos de mudança de comportamento dos alunos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/66914
    Collections
    • Organização do trabalho pedagógico [262]

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