dc.contributor.advisor | Souza, Ângelo Ricardo de, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.author | Calado, Carla Terezinha | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-16T18:06:31Z | |
dc.date.available | 2022-08-16T18:06:31Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/66908 | |
dc.description | Orientador : Ângelo Ricardo de Souza | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo sobre Projeto Político-Pedagógico foi realizado em uma escola
pública de tempo integral, da Rede Municipal de Curitiba, situada na região sul da cidade. O trabalho teve por objetivo analisar algumas questões como: a definição do processo educativo pela escola; a elaboração do Projeto Político-Pedagógico; o compromisso dos professores com a qualidade de ensino e a avaliação do projeto pela escola. Para obter respostas a estas questões foram feitas análises do documento elaborado pela escola e também as entrevistas com alguns professores, com a pedagoga e com a equipe administrativa. O Projeto Político-Pedagógico mostra as intenções da escola, é um documento que apresenta a identidade da instituição. E fundamental que ele seja construído e analisado coletivamente, isto é, por toda a comunidade escolar. Através desse estudo foi possível constatar que a escola pública constrói seu Projeto Político-Pedagógico, mas que nem sempre ele é a identidade da escola e que existem professores preocupados e compromissados com a qualidade de ensino e outros nem tanto. E necessário que os vários segmentos da escola analisem o desenvolvimento das ações previstas com a finalidade de se fager as mudanças
necessárias durante o processo e não apenas ao final do ano letivo. E importante que o projeto político-pedagógico seja concebido, executado e avaliado sempre coletivamente, para que a escola possa construir sua autonomia e sua identidade, a partir de suas práticas. | pt_BR |
dc.format.extent | 40 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Escolas publicas | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.title | Projeto político-pedagógico : análise de sua construção na escola pública | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |